DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/01/2019
- Diminuir + Aumentar

Nossa Senhora de Guadalupe recebe novo pároco

Foto: Divulgação.
 
No domingo, 6, a comunidade da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade Nova, acolheu com grande fraternidade o novo pároco, Padre Antônio Célio Martins, da Congregação dos Missionários do Sangue de Cristo, a mesma do antigo pároco, Padre Raimundo das Neves Almeida. A posse aconteceu após celebração solene na Igreja Matriz, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos bispos auxiliares de Belém e concelebrada pelos padres Sílvio Trindade, Vigário Episcopal da Região São Vicente de Paulo e Arcelino Batista, provincial da Congregação dos Missionários do Sangue de Cristo.
 
O rito de posse foi dividido em duas partes: a primeira, com a posse do padre Antônio com leitura da provisão, depois juramento do novo pároco que, das mãos de Dom Antônio, recebeu as chaves da capela e do sacrário, a concha a fim de administrar o sacramento do batismo e a estola roxa para o sacramento da confissão. Em sua homilia, o Bispo Auxiliar destacou os deveres do pároco e também chamou toda a comunidade a colaborar para o crescimento de todos.
 
Após a celebração foi realizado um café da manhã para todos os paroquianos, na praça em frente à Igreja Matriz
O antigo pároco após cinco anos à frente da paróquia retira-se para cuidar da saúde e aguardar a sua nova missão, designada pela congregação. De acordo com ele, o mais provável é que seja direcionado para Lima, no Peru, para assumir a formação de novos seminaristas em uma das casas que os Missionários do Sangue de Cristo possuem.
 
Tempo de aprendizado
 
Padre Raimundo considera sua permanência em Guadalupe um verdadeiro ensinamento: “foi um tempo de aprendizado. Guadalupe foi a primeira paróquia que assumi e nesses anos considero que cresci junto com ela. Foi um tempo de reformas das estruturas paroquiais, da realização de eventos como as procissões e também das festividades”. Na segunda-feira, 14, o antigo pároco despede-se definitivamente da comunidade.
 
Esta também é a primeira paróquia que padre Antônio assume, mas já conhece toda a comunidade, serviços e programação de Guadalupe, uma vez que passou por lá em seu estágio pastoral, quando ainda aguardava a ordenação diaconal. Nesse período pôde habituar-se nas questões administrativas, fruto do seu acompanhamento com padre Raimundo Almeida.
 
Natural da Comunidade Igarapé Grande, vila que integra o município de Capitão Poço, nordeste paraense, padre Antônio iniciou seus estudos em Castanhal e, depois, ingressou no Seminário São Pio X. Em seguida, seguiu para a Casa Padre Federico, em Altamira, para estudos, onde permaneceu por um ano. Finalizou o curso de Teologia na Faculdade Católica Claretiana, em São Paulo. Em novembro do ano passado foi ordenado sacerdote por Dom Antônio de Assis Ribeiro, em Igarapé Grande. 
 
Aos 40 anos, padre Antônio avalia como um grande desafio a sua posse: “Às vezes quando se assume uma paróquia, logo se pensa em obras e reformas, mas a minha preocupação principal será a evangelização através da formação. Minha perspectiva na paróquia será a de trabalhar a questão espiritual, estimulando a comunhão e a espiritualidade. Agradeço a Deus por esse encargo, à Arquidiocese pela confiança na congregação e ao padre Raimundo pela fraternidade e apoio. Irei agora continuar a minha proposta como missionário que sou.”
 
A Paróquia
 
A Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe foi fundada em 22 de outubro de 2010 por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, desmembrada da Paróquia Santa Rita de Cássia. Com Matriz situada no conjunto Cidade Nova I, Coqueiro, a paróquia conta ainda com quatro comunidades: Mãe da Divina Providência, Nossa Senhora de Nazaré, Sagrado Coração de Jesus e San Juan Diego.



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade