DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Bispos da Amazônia estudam documento sinodal em Belém

Foto: Luiz Estumano.
 
Informações da Arquidiocese de Belém - Iniciou na manhã de quarta-feira, 28, e segue até sexta-feira, 30, no Centro de Espiritualidade Monte Tabor, no distrito de Icoaraci, em Belém, a reunião pré-sinodal com todos os bispos da Amazônia brasileira. O evento, promovido pela Arquidiocese de Belém, Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é único e de caráter preparatório para o Sínodo para a Amazônia, que ocorrerá em outubro próximo no Vaticano.

Quinta-feira, 29 de agosto, às 11h, a organização do evento recebeu a imprensa para coletiva, com transmissão ao vivo pela Rede Nazaré de televisão, para falar, exclusivamente, dos assuntos tratados na reunião, que é um estudo aprofundado do Documentum Laboris “Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”. A condução da coletiva foi do Cardeal Cláudio Hummes, presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA) e da Repam Brasil.

A reunião conta com todos os bispos das 56 circunscrições eclesiásticas (dioceses e prelazias) da Amazônia brasileira e convidados (padres, religiosos, leigos) do Brasil e representantes da Santa Sé, e tem por objetivo estudar as três partes do documento sinodal através de plenárias, conferências e trabalhos em grupos. Diariamente, o encontro dos bispos vivenciam momentos de oração e a Santa Missa.

Os momentos visam nortear os bispos da Amazônia para as discussões no Sínodo dos Bispos para Amazônia, que acontecerá no Vaticano, Itália, no período de 6 a 27 de outubro próximo.

Acolhido pela anfitriã Arquidiocese de Belém, à frente o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, o evento é organizado pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA), com apoio da Repam Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - Regional Norte 2.

Dom Alberto saudou os participantes do encontro. “A Arquidiocese de Belém recebe com alegria os bispos de toda Amazônia brasileira neste encontro de grande responsabilidade. Esta que é a última reunião antes do Sínodo, na qual nós estamos trabalhando eMm torno do instrumento de trabalho do sínodo dos bispos. Que Deus abençoe nossos trabalhos, que dê bons frutos”.

Participação

Dom Walmor de Oliveira Azevedo, presidente da CNBB, Dom David Martinez de Aguirre Guiné, Bispo de Puerto Maldonado, no Peru, e padre Michael Czerny, subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados para o Serviço de Desenvolvimento Integral Humano, nomeados secretários do Sínodo para a Amazônia, participam do estudo.
Além deles, Cristiane Murray, da secretaria do Sínodo e vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, também participa. Alfredo Ferro, de Letícia (Colômbia), da equipe de assessores da REPAM internacional e assessores da REPAMBrasil auxiliam na realização do encontro. Essa é a última atividade em que reúnem-se todos os bispos da Amazônia brasileira antes do Sínodo.

Ainda em preparação para o Sínodo para Amazônia, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, publicou um livro de coletânea de textos com reflexões para contribuição do evento.

Sínodo para a Amazônia

O Sínodo para Amazônia é uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. De acordo com Francisco, “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”. 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade