DATA DE PUBLICAÇÃO: 04/10/2018
- Diminuir + Aumentar

Tudo pronto para o Círio de Nazaré

Foto: Luiz Estumano
 
Há poucos dias do Círio de Nazaré, a cidade se movimenta e os eventos ligados a Festa da Rainha da Amazônia se intensificam. 
 
A abertura oficial do Círio de Nazaré ocorre na próxima terça-feira, 9 de outubro, com celebração eucarística, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré. Em seguida, às 19h, é realizada a Cerimônia com autoridades civis e religiosas, na Casa de Plácido, além da premiação dos vencedores da 24ª edição do Concurso de Redação do Círio.
 
Este é o passo inicial de uma intensa programação. No dia 10, às 8h, realiza-se abertura da Vigília de Adoração e Oração, com celebração eucarística presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, na Capela Bom Pastor, no Centro Social de Nazaré. 
 
A Vigília transcorre por 48 horas com revezamento de grupos, movimentos, serviços e pastorais em adoração ao Santíssimo Sacramento. Para o coordenador de Evangelização do Círio 2018, Jorge Xerfan, o momento de espiritualidade tem como propósito pedir a intercessão pelo perfeito andamento do Círio, além do crescimento da devoção em Nossa Senhora de Nazaré e a conversão dos fiéis.
 
Na quinta-feira, 11, Missa de Apresentação do Manto presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré. No momento, os devotos conhecem o manto que revestirá a Imagem Peregrina nas 12 romarias oficiais.
 
Na sexta-feira, 12, a movimentação inicia cedo com o encerramento da Vigília de Adoração, às 6h30, antecedendo a Missa do Traslado presidida por Dom Irineu Roman Bispo Auxiliar de Belém, às 7h, na Basílica de Nazaré e às 8h, a Imagem Peregrina segue o Traslado para Ananindeua e Marituba com várias paradas e homenagens dos fiéis. 
 
No sábado, o dia mais intenso da programação, inicia com a Romaria Rodoviária, às 05h30, com saída da Praça Matriz de Ananindeua até o Trapiche de Icoaraci, onde devotos esperam a Rainha da Amazônia. Às 07h30 inicia a Santa Missa presidida por Dom Irineu e em seguida inicia a Romaria Fluvial. No final da manhã, milhares de motoqueiros aguardam com expectativa a Virgem de Nazaré, na Escadinha do Cais do Porto (Praça Pedro Teixeira), para prestarem homenagens até o Colégio Gentil Bittencourt.
 
Por volta das 12h30, ocorre a Descida da Imagem Original do Glória, na Basílica Santuário, um dos momentos mais esperados pelos devotos. Na ocasião, fieis entoam cânticos e louvores até o momento em que a Imagem Original é retirada do Glória e apresentada aos fiéis. A Imagem permanece mais próxima do povo paraense durante os 15 dias da quadra nazarena.
 
A programação do sábado ainda continua a partir das 16h30, com a Missa da Trasladação presidida pelo Arcebispo de Belém no Colégio Gentil Bittencourt e em seguida a berlinda com a Imagem de Nossa Senhora percorre ruas da capital até a Catedral Metropolitana com diversas homenagens ao longo do caminho.
 
Dia 14 de outubro, a partir das 5h30 inicia a celebração do Círio de Nazaré, presidida por Dom Alberto Taveira Correa, em frente à Catedral Metropolitana. Ao término da missa tem inicia a procissão. A berlinda é conduzida por cerca de dois milhões de pessoas que tomam as ruas de Belém rumo a Praça Santuário, onde é realizada a Missa da Chegada da Procissão presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Irineu.
 
Durante os 15 dias da quadra nazarena ocorrem os shows do Círio Musical, cada noite com um cantor ou banda católica diferente. Acesse aqui e confira a programação completa dos shows.
 
No primeiro sábado após o Círio, os ciclistas se reúnem para prestar homenagens a Virgem de Nazaré na Ciclo Romaria, a partir das 8h, com saída e chegada na Praça Santuário. Ainda no dia 20, a juventude homenageia Nossa Senhora com sua romaria a partir das 15h com Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis, e às 16h, saída da procissão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Telegrafo, com destino a Basílica de Nazaré.
 
No domingo seguinte ao Círio, dia 21, é a vez das crianças saudarem Nossa Senhora com celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira, às 7h, na Praça Santuário e procissão com saída e chegada na Praça Santuário.
 
Os corredores se reúnem ao amanhecer do dia 27, às 05h30, para participar da Romaria dos Corredores, que sai da Praça Santuário até a Catedral Metropolitana de Belém e retorna a Praça.
 
A missa e a Procissão da Festa são realizadas no dia 28, às 7h da manhã. Este ano, a procissão sairá da Comunidade Santa Bernadete com destino a Basílica Santuário de Nazaré. Essa é uma das procissões mais antigas e é acompanhada pela Diretoria da Festa e integrantes das seis comunidades da Paróquia de Nazaré.
 Na segunda-feira, 29, a Imagem Original retorna para seu altar Glória, na Basílica. E ocorre a Missa do Recírio presidida por Dom Alberto, às 6h, na Praça Santuário e às 7h é realizada a procissão.
 
Você pode conferir todos os eventos do Círio 2018 aqui. Acompanhe a programação nazarena através dos nossos veículos de comunicação: Rede Nazaré de Televisão, Rádio Nazaré, Jornal Voz de Nazaré e Portal Nazaré. Acesse aqui a programação completa do Círio 2018.
 
 

2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade