DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/12/2019
- Diminuir + Aumentar

Nova gestão da Diretoria da Festa de Nazaré toma posse para o Círio 2020/2021

Foto: Reprodução Facebook Basílica Santuário de Nazaré.
 
Na última quarta-feira, 4, em Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, realizada na Basílica Santuário de Nazaré, foi empossada a nova gestão para o biênio 2020/2021 da Diretoria da Festa de Nazaré.
 
Albano e Paula Martins tomaram posse como casal coordenador para as atividades do Círio 2020 e 2021. Para Albano, a coordenação é uma missão de serviço a Maria. “sobretudo missão. Toda a obrigação de servir Nossa Senhora, de dar o nosso máximo pela organização dessa festa, que é a tradição do povo, o tesouro do povo do Pará e a gente espera estar a altura da responsabilidade que Dom Alberto nos confiou, enfim dar todos os nossos esforços para fazer como a sempre diz na diretoria ‘cada ano um círio mais bonito’”.
 
A esposa Ana Paula Martins lembra que a notícia foi recebida em um momento muito especial para a família: “foi com muita emoção, porque foi um dia muito especial pra gente, dia dos 15 anos da nossa filha, então a notícia veio assim inesperadamente e diante das emoções que a gente já tava vivendo essa só veio para brindar e aumentar tudo de lindo que a gente viveu nesse dia. Pra gente vai ser um dia e uma data inesquecível”, conclui.
 
Durante sua homilia, Dom Alberto pediu bênçãos sobre o casal Albano e Ana Paula junto com todos os que  vão trabalhar para a realização do Círio 2020. “Cada um deles tem algo a oferecer e tudo pode ser aproveitado e valorizado por Deus, que nosso Senhor lhes de a generosidade, a competencia, a capacidade de forma que possam a servir a Igreja NO Círio de Nazaré, porque o Círio é uma experiência fabulosa de evangelização, que Deus nos conceda essa graça”, destacou o Dom Alberto.
 
O Arcebispo explica que o processo de escolha do casal coordenador é guiado pela oração e pelo discernimento. “Esse processo é feito com muita serenidade e muita oração. A diretoria antiga junto com o padre Luiz Carlos, que é reitor da Basílica e presidente da Diretoria, eles fazem um discernimento, apresentam nomes e a partir destes nomes o discernimento cabe aos bispos. Então os bispos auxiliares e eu procuramos também nos colocar em oração e verificar a escolha do casal que pode conduzir durante os próximos dois anos a Diretoria do Círio de Nazaré e graças a Deus a escolha do Albano junto com sua esposa Paula foi muito bem acolhida, muito bem recebida”, finaliza Dom Alberto.
 
Após a santa missa o ato de posse continuou com uma solenidade na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré. Durante a cerimônia o casal recebeu um broche que identifica a Diretoria da Festa e ocorreu o anúncio dos 28 casais que farão parte da nova gestão. Na ocasião a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa anunciaram a 13ª romaria oficial do Círio de Nazaré: o Traslado dos Carros, realizado sempre na quarta-feira que antecede a grande procissão do domingo e um dia antes da apresentação do manto.
 
A ideia da nova procissão foi sugerida por Dom Alberto junto com a Diretoria da Festa a partir do grande número de devotos que vem participando deste percurso no decorrer dos anos. A nova romaria permanecerá com saída da Basílica Santuário de Nazaré até a Companhia Docas do Pará (CDP), entretanto fará um trajeto diferente a cada ano para contemplar diferentes locais e famílias de Belém.
 
 

2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade