DATA DE PUBLICAÇÃO: 24/10/2018
- Diminuir + Aumentar

Pastoral da Pessoa Idosa realiza programação na Basílica de Nazaré

 
No próximo sábado, 27, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) em parceria com a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré realiza Santa Missa para os idosos, às 9h. A celebração será presidida pelo padre Giovanni Incampo, pároco de Nazaré e marca a homenagens dos idosos à Virgem de Nazaré dentro da quadra nazarena.
 
A expectativa é que mais de 500 pessoas participem da homenagem. Segundo Criseida Pereira, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, o momento é uma forma das pessoas com mais idade prestarem a sua homenagem à Nossa Senhora que, por conta da mobilidade, são impossibilitados de acompanharem na grande procissão: “Há mais de dez anos promove-se essa “romaria” que a cada ano reúne mais gente. A maior parte dos devotos são idosos e nada mais apropriado de prestar esse louvor a padroeira”.
 
Após a Santa Missa, haverá um lanche para os presentes na Casa de Plácido, especialmente aquelas pessoas que se deslocam de longe, como Mosqueiro e também dos bairros Icuí Guajará, Cidade Nova, em Ananindeua, explica Criseida.
 
A Pastoral da Pessoa Idosa
 
Ela desenvolve a missão junto às pessoas idosas por meio da ação de líderes comunitários (agentes de pastoral) voluntários com capacitação, que realizam visitas todos os meses aos domicílios das pessoas idosas da comunidade para marcar presença em especial entre aquelas em condições de fragilidade e abandono;
O objetivo da Pastoral é promover o respeito à dignidade e à cidadania dos idosos, no ambiente familiar.  É um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criada em 5 de novembro de 2004, pela doutora Zilda Arns. 
 
Na Arquidiocese de Belém foi criada em 3 de fevereiro de 2005 e sua primeira coordenadora foi a Ir. Maria do Carmo Dantas. Atualmente atua em 51 paróquias da Região Metropolitana de Belém, em quatro municípios: Belém, Marituba, Ananindeua e Benevides. Há cerca de 600 líderes que visitam, todo mês, 2980 pessoas idosas.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade