DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/10/2019
- Diminuir + Aumentar

Exposição “Canoas de Promesseiros”

Foto: Reprodução Facebook TCE - Rodrigo Lima
 
Na noite desta quinta-feira, 3, foi aberta ao público a nona edição da exposição “Canoas de Promesseiros”, que adorna os espelhos d’água do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE), na Travessa Quintino Bocaiúva, durante o período da quadra nazarena. A exposição pode ser visitada até o dia 28 de outubro.

Este ano o Círio Fluvial será representado por 200 barquinhos de miriti abordando a temática “Miriti – Além do Brinquedo, uma história de vida” para valorizar a cultura do miriti produzida por artesãos que vivem na cidade de Abaetetuba e Cametá.

O principal objetivo do projeto é mostrar ao público a importância do Miriti na vida dos artesãos. Em 2019, os alunos de artes da Universidade Federal do Pará participam, pela primeira vez, da produção da exposição com a pintura de 60 embarcações em cores neon. Cem barcos iluminados irão intensificar a iluminação noturna da mostra.

Este ano também haverá mais uma novidade para proporcionar uma melhor experiência na exposição: a instalação de uma micro câmera no interior do brinquedo para a produção de imagens internas da mostra para apresentar novos ângulos. Essa ação é resultado da parceria com professores e alunos do projeto Inovar, da UFPA.

A primeira edição da exposição “Canoas de Promesseiros” ocorreu em 2010, para proporcionar o espetáculo aos romeiros da procissão fluvial. E desde 2017, os barquinhos receberam iluminação feita do curso de Engenharia da Computação da UFPA passando também a interagir com a Trasladação.

Serviço:

Exposição “Canoas de Promesseiros”
Período: 3 a 28 de outubro de 2019
Local: Espelhos d’água – Tribunal de Contas do Estado do Pará
Travessa Quintino Bocaiúva, 1585 - Nazaré
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade