DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/10/2019
- Diminuir + Aumentar

Rádio Nazaré no percurso das duas maiores romarias

Foto: Divulgação.
 
É inconfundível a animação que chega aos romeiros no percurso de duas, das 12 romarias oficiais do Círio de Nazaré, sendo a Trasladação e a Procissão do Círio, que ocorrem nos próximos finais de semana, dias 12 e 13. O som que ecoa no percurso de cerca de 3,6 KM é gerado pela Rádio Nazaré, 91,3  Mhz, e objetiva um momento de evangelização e, acima de tudo, uma caminhada orante voltada aos fiéis.

O conteúdo que chega ao corredor tomado de gente durante as procissões da Trasladação, dia 12, e a do Círio, dia 13, têm como subsídio o Livro das Peregrinações 2019. A partir dele, é definido um roteiro que mescla momentos de motivação e oração. A motivação se dá após a Santa Missa, e consistem em preparar os fiéis através da oração, das mensagens dos bispos. O segundo momento, que é a oração, ocorre basicamente quando corda é atrelada à Berlinda. A partir daí, inicia-se a Oração do Terço, Leitura do Evangelho, meditação do sacerdote presente no estúdio, além de músicas marianas, sendo assim ao longo do percurso, que inclui também a motivação que segue um caráter meditativo e oracional.

Este ano cerca de 20 pessoas vão atuar voluntariamente durante a animação, eles se revezam durante as duas procissões. Leigos, sacerdotes, religiosas e teólogos, compõem a equipe de animadores que desempenham o papel de encorajar os fiéis. Segundo Elyvane Barbosa, coordenadora da Rádio Nazaré, que é uma das animadoras, o compromisso é dar conforto: “O nosso compromisso enquanto animadores é justamente dar esse conforto às pessoas, não só através da oração como também da motivação, demonstrando através das nossas vozes que nós estamos com elas, que nós queremos que elas chegue ao seu propósito de contemplar o pagamento da sua promessa, que chegue até a Catedral e até a Basílica Santuário de forma animada apesar do cansaço”.

É dentro do estúdio da Rádio Nazaré que a animação acontece, mesmo assim, é como se eles estivessem dentro da procissão, pois é feito o monitoramento das imagens geradas pela Rede Nazaré de Televisão, e, também, das informações repassadas pela  Diretoria do Círio.  Elyvane destaca: “É nossa responsabilidade, a partir do pedido da Diretoria do Círio, para a gente não deixar a corda enrolar, fazer com que as pessoas se sintam alegres, além de proporcionar este momento de oração”.

Os relatos da animação não se resumem aqueles que estão no percurso da Trasladação ou do Círio, pois os ouvintes da Rádio Nazaré recebem o mesmo conteúdo e, de casa, se sentem como se estivessem dentro da procissão. Para eles, impossibilitados por motivos de saúde ou de compromisso de trabalho ou pela distância é como vivenciar as romarias pelas ondas da Rádio Nazaré. Para Elyvane Barbosa, a animação é importante. “A gente percebe sim e tem o retorno das pessoas do quanto é importante essa animação”.
 

2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade