DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/11/2018
- Diminuir + Aumentar

Projeto leva ação de educação patrimonial à Igreja do Carmo

Foto: Luiz Estumano
Com o intuito de promover a valorização e a preservação do patrimônio religioso, histórico, arquitetônico e cultural de Belém, as Obras Sociais da Arquidiocese, instituição sem fins lucrativos, realizará nos dias 23 e 24, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Cidade Velha, o projeto de educação patrimonial cujo tema “Igrejas Históricas de Belém – Memórias de Fé e Afeto” aberto para toda a comunidade.
 
O mês de novembro foi escolhido de forma especial por celebrar o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Pará, comemorado em 5 de novembro. Dessa forma, a Igreja do Carmo foi a escolhida para abrigar a programação que visa o cuidado com o patrimônio visto que o templo passou por restauração iniciada em 2013 e entregue em 2015.
 
A abertura, às 9h da sexta-feira, 23, será marcada coma a apresentação do projeto musical “Memórias da Fé” com canções tradicionais religiosas interpretadas pelos músicos do Instituto Carlos Gomes, Reginaldo Viana e Roger Santos. Em seguida, às 10h, será aberta a exposição “Expressões Artísticas e Multilinguagens” com representações em maquetes da influência arquitetônica do estilo barroco nas igrejas de Belém, produzidas por alunos da Escola Municipal João Paulo II, de Ananindeua. Outra exposição em evidência é “Igreja do Carmo” com registros do processo de restauração pelo qual o espaço passou.
 
Ainda na sexta-feira, de 14h às 17h, haverão visitas guiadas pelos espaços da Igreja com parceria do grupo de jovens do Beco do Carmo. Para Luci Azevedo, da organização do projeto e voluntária das Obras Sociais, pretende-se estender a ação para as outras igrejas que fazem parte do conjunto arquitetônico e histórico de Belém. “Convidamos algumas escolas, inclusive a Escola do Carmo, para desenvolver esse trabalho de educação patrimonial. Convite este também estendido aos moradores, que foram parceiros desde o início na restauração e que passaram por oficinas, para que possam participar desse processo de compreensão e através disso estabelecer essa relação de afeto do público com o patrimônio.” No sábado, 24, a programação inicia às 8h30 com as visitas guiadas e encerrará ao meio-dia com apresentação cultural.
 
Serviço:
 
Projeto “Igrejas Históricas de Belém – Memórias de Fé e Afeto”
Período: 23 a 24 de novembro
Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Cidade Velha.
 
 

2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade