DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/11/2018
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese lança projeto e marca em comemoração aos 300 anos da Diocese de Belém do Pará

Foto: Divulgação.
 
Em 2019, a Arquidiocese de Belém, terceira mais antiga do Brasil, completa 300 anos de Diocese. Ao longo desses anos, a Diocese sofreu e propiciou várias transformações, dentre elas a sua elevação a Arquidiocese no dia 1º de maio de 1906.
 
Para registrar e celebrar todo o percurso histórico de evangelização na Amazônia até a sua configuração atual com sete regiões episcopais, 89 paróquias, 226 sacerdotes e 151 diáconos permanentes, a Arquidiocese promove uma programação especial para comemorar os 300 anos. 
 
Nesta quinta-feira, 22 de novembro, a Arquidiocese inicia a programação com o lançamento do projeto e marca dos 300 anos da Diocese de Belém do Pará, a partir das 10h, no Salão dos Pontificais, na Catedral Metropolitana de Belém, com a presença de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e de Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispos Auxiliares e todo o clero.
 
 A Arquidiocese é sede de Província Eclesiástica e atualmente é a maior província amazônica, tendo 14 circunscrições em dois Estados, Pará e Amapá. Em sua sede de governo conta como Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e como Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, que juntos assumem a missão de fazer da Igreja de Belém uma Igreja Viva. 
 
A Igreja de Belém tem a responsabilidade de cultivar sua cultura e sua riqueza, conforme o entendimento de Dom Alberto: “A igreja de Belém faz referência a toda a Amazônia ambiental e ela precisa cultivar, recolher todas as riquezas do povo de Deus e da nossa cultura. Daí, a responsabilidade que temos de olhar para frente ao pensar no futuro da nossa Igreja, a obrigação de caminharmos juntos com idéias e metas muito claras, metas da evangelização e no serviço a Nosso Senhor, a força do seu evangelho”. O Arcebispo ainda complementa: “nós temos essa responsabilidade, nós somos Igreja de Belém, da Amazônia, e temos os desafios de recolher todas as riquezas da nossa cultura e saber que a Evangelização não diminui ou estraga qualquer cultura e, sim, a eleva, melhora, acresce de dignidade por sermos responsáveis por receber, de comunicá-las às novas gerações”.
 
Serviço:
 
Lançamento do projeto e marca dos 300 anos da Diocese de Belém do Pará
Data: 22 de novembro
Hora: 10h
Local: Salão dos Pontificais - Catedral Metropolitana de Belém
 
 

2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade