DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/01/2020
- Diminuir + Aumentar

Conferência “A vida sacramental cristã e o mundo de hoje" será no dia 24

 
No dia 24 de janeiro será realizada a conferência “A vida  sacramental cristã e o mundo de hoje", a partir de 19h, no Salão dos Pontificais, na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, com entrada gratuita, com o objetivo de compreender os aspectos da vida sacramental e a forma como estes auxiliam na posição como verdadeiros cristãos, obedientes aos ensinamentos do Cristo.
 
Para o padre João Paulo de Mendonça Dantas, professor e coordenador de Extensão e Pós-graduação da Faculdade Católica de Belém a promoção da conferência é importante neste momento em que se vive um grande relativismo e o real valor da vida sacramental é esquecida. “Buscaremos compreender os aspectos da vida sacramental, e a forma como os sacramentos nos auxiliam em nossas posições como verdadeiros cristãos, sempre obedientes aos ensinamentos do Cristo”, explica o sacerdote.
 
O tema da conferência “A vida  sacramental cristã e o mundo de hoje" foi escolhido para refletir a temática dos dois livros “Filhos no Filho” e “O perfil específico do Diaconato” que serão lançados. “A vida  sacramental cristã e o mundo de hoje" é o tema da conferência, porque os dois livros têm algo em comum: um livro (Filho dos filhos) fala da iniciação cristã, dos sacramentos da iniciação cristã, do batismo, da confirmação e da comunhão, da eucaristia, ou seja, daquilo que me introduz nessa vida sacramental e o segundo livro sobre o  diaconato, fala da sacramentalidade deste serviço diaconal, porque também tem muita gente que acha que todo mundo pode servir, todo mundo pode ser diácono”, explica o padre.
 
Na ocasião também haverá o lançamento dos livros “Filhos no Filho”, de autoria do padre João Paulo Dantas e do “O perfil específico do Diaconato”, uma obra coletiva com a participação do sacerdote. Os interessados poderão adquirir as obras no local.
 
A obra “Filhos no Filho” é do autor padre João Paulo Dantas e já foi publicada em 2012. E recentemente foi realizada uma reedição com correções e extensões, onde foi enriquecida com vários textos novos.
 
Já o livro “O perfil específico do Diaconato” é uma edição coletiva e fruto de um congresso teológico sobre o tema do diaconato com autores especialistas de vários lugares do mundo, incluindo a participação do padre João Paulo. Ele também participou deste congresso e na obra contém um artigo de sua autoria. 
 
A obra foi produzida em três línguas e o sacerdote explica sobre esse processo.“Quando resolvemos lançar o livro agora preparamos a edição o fizemos em três língua. Dois professores alemães organizaram a edição em italiano e em alemão e eu organizei a edição em português. E o objetivo dessa edição em português foi também em iluminar a discussão sobre o papel teológico do diaconato permanente, e, hoje, especialmente aqui na Amazônia já que estamos vivendo esse espírito de Sínodo da Amazônia, novos tempos, novos caminhos de evangelização”, conta.
 
O padre João Paulo ainda lembra que a leitura “O perfil específico do Diaconato” foi apresentada ao Papa Francisco. Na ocasião o Santo Padre parabenizou a iniciativa e “nos disse que o diaconato permanente é uma das soluções para a evangelização na Amazônia” finaliza o presbítero.
 
Serviço:
 
Conferência “A vida  sacramental cristã e o mundo de hoje"
Data: 24 de janeiro de 2020.
Horário: 19h
Local: Salão dos Pontificais -  Catedral Metropolitana de Belém
Praça Dom Frei Caetano Brandão – Cidade Velha
 
 

2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade