DATA DE PUBLICAÇÃO: 11/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Vigia celebra Nossa Senhora de Nazaré no 320º Círio

Fotos: Reprodução/ Facebook Círio de Vigia de Nazaré
 
As homenagens iniciaram logo cedo na igreja São Sebastião, no bairro Arapiranga. Às 6h da manhã os fiéis já lotavam o local para a Santa Missa que antecederia o Círio. Por volta das 07h50, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré foi colocada na berlinda, e teve início o Círio de número 320, mais antigo que o próprio Círio de Belém.
 
 
Por onde passava, a imagem da Virgem de Nazaré era homenageada com fogos, salva de palmas, pequenos altares, cantos, chuva de papel colorido, ou mesmo com os olhares devotados e mãos erguidas em oração.
 
A procissão é a mais antiga do Pará, e traz elementos semelhantes aos que vemos no Círio de Belém, como o carro dos anjos, carro dos milagres e a corda. Alguns símbolos diferentes são os anjos do Brasil e do Pará, e o carro dos fogos, que vai a frente da procissão puxado por um boi.
 
 
Por volta das 10h50, a berlinda chegou à praça da igreja matriz Madre de Deus, onde uma multidão já aguardava. O Bispo de Castanhal, Dom Carlo Verzeletti, conduziu a imagem até o altar e deu início à Santa Missa de encerramento do 320º Círio de Vigia.
 
A festividade segue com programações religiosas e no arraial até o dia 24 deste mês. No próximo final de semana, dias 17 e 18, é a vez das crianças homenagearem Nossa Senhora, com trasladação e círio. 
 
Manto
 
 
O manto que reveste a imagem nas festividades deste ano foi doado pelos próprios devotos. O estilista Carlos Amílcar confeccionou a peça em tons de rosa, com detalhes verdes e dourados. O verso mostra um medalhão com a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, em referência ao tema deste ano, que diz "Maria, mãe e protetora das famílias". A decoração da berlinda para o Círio, com gérberas e rosas, acompanhava as cores do manto.
 
 
Texto: Rodrigo Silva, com informações da equipe do Círio de Vigia de Nazaré
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade