DATA DE PUBLICAÇÃO: 18/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Simpósio Internacional de Mariologia

 
A Arquidiocese de Belém do Pará por meio da Faculdade Católica de Belém está promovendo o primeiro Simpósio Internacional de Mariologia, com tema “A identidade e a Missão de Maria na História da Salvação”, de 19 a 21 de setembro, de 8h às 13h, na sede da instituição (BR316- Km 6, Águas Lindas; Ananindeua ).
 
O evento acontece como parte das comemorações do Ano Maria, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017, por ocasião do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Também se celebram os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima.
 
Serão três dias de conferências com palestrantes vindo da Itália, Alemanha e brasileiros, de universidades e faculdades católicas acentuadas de nível internacional.
 
Ao final de cada dia haverá mesas redondas e celebrações de Santa Missa. As inscrições poderão ser realizadas pelo site www.catolicadebelem.com.br ou no próprio local.
 
Programação
 
19 Setembro - 8h às 13h
Solenidade de Abertura - Dom Alberto Taveira Corrêa (Grão-Chanceler)
Cônego Vladian Silva Alves (Diretor Geral da Faculdade) 1ª Conferência A Grandeza Teológico-cultural da Figura de Maria Prof. Dr. Padre Clodovis Boff (PUC/PR)
 
2ª Conferência
 
Maria à Luz dos Sermões de São Bernardo de Claraval
Prof. Dr. Padre João Paulo de Mendonça Dantas (FTL / Suíça – Católica de Belém) 
3ª Conferência Maria à Luz da Teologia de H. U, Von Balthasar Prof. Dr. Frei Sílvio de Almeida (Católica de Belém)
 
Mesa Redonda
 
18h30 Missa Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
20 de Setembro – 8h às 13h 1ª Conferência São João Paulo II e Fátima Prof. Dr. Padre Manfred Houke (FTL / Suíça)
 
2ª Conferência
 
Maria nos Padres da Igreja do Ocidente
Prof. Dr. Dom Vital Corbellini (Bispo de Marabá-PA / Católica de Belém) 3ª Conferência Reflexão Teológico-Pastoral Sobre o Círio de Nazaré Prof. Ms. Wiremberg da Silva (Católica de Belém)
Mesa Redonda
19h30 Missa Catedral Metropolitana de Belém
 
21 de Setembro - 8h às 13h 
 
1ª Conferência A Mensagem de Fátima no Centenário das Aparições Profª. Dra. Carla Espagnet (PUSC – Roma)
 
2ª Conferência
 
Maria nos Padres da Igreja do Oriente
Profª. Dra. Maria Rodica Tutas (Faculdade de Teologia de Brasília – Instituto São Boaventura – DF) 3ª Conferência Maria, Mãe da Igreja no Concílio Vaticnao II em Paulo VI Dom Murilo Krieger (Vice-Presidente da CNBB – Arcebispo de Salvador – BA)
Mesa Redonda
 
18h Missa Basílica Nossa Senhora de Nazaré
 
PALESTRANTES DOM MURILO KRIEGER 
 
Depois de estudar Filosofia e Teologia, frequentou cursos de espiritualidade na Universidades Pontifícias de Roma (1980). Foi Bispo Auxiliar de Florianópolis, Bispo de Ponta Grossa, Arcebispo de Maringá e de Florianópolis. Atualmente, é Arcebispo de Salvador e Vice-Presidente da CNBB. 
Autor de diversos livros e artigos de teologia.
 
DOM VITAL CORBELLINI
 
Obteve o Mestrado e o Doutorado em Teologia pelo Instituto Patrístico Augustinianum (Roma). Fez um pós-doutorado em História da Igreja Antiga pela Universidade Gregoriana (Roma). Lecionou Patrística e História da Igreja Antiga na PUC-RS. Bispo de Marabá (Pará). PADRE MANFRED HAUKE Depois do Doutorado em Teologia Dogmática pela Universidade de Munique (Alemanha), obteve em 1991 a Habilitação em Teologia pela Universidade de Augsburg (Alemanha). Desde 1993, ensina Teologia na Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça). É membro da Pontifícia Academia Mariana Internacional e Presidente da Sociedade Alemã de Mariologia. Autor de diversos livros e artigos de teologia.
 
PADRE CLODOVIS BOFF
 
Obteve o Doutorado em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Foi professor de PUC-RJ, do Instituto Teológico Franciscano (Petrópolis-RJ), da Pontifícia Faculdade Marianum (Roma) e da PUC-PR. Autor consagrado de diversos livros e artigos de teologia. CARLA R. ESPAGNET Formou-se em Letras Modernas pela Universidade de Bologna em 1984. Em 1993, obteve o Doutorado em Teologia pelo Instituto João Paulo II ligado à Universidade Lateranense. Desde 2003, ensina Teologia na Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma), onde atualmente é a encarregada do curso de Mariologia. Autora de diversos livros e artigos de teologia.
 
PADRE JOÃO PAULO DE MENDONÇA DANTAS
 
Depois do Mestrado e do Doutorado, obteve a Habilitação em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia de Lugano (2014) com uma Tese sobre o Espírito Santo, alma da Igreja, na Eclesiologia contemporânea. Ensinou teologia na Faculdade Católica de Fortaleza. Atualmente, é professor de Teologia da Faculdade Católica de Belém e da Faculdade de Teologia de Lugano. Autor de diversos livros e artigos de teologia. MARIA RODICA TUTAS Obteve o doutorado em Ciências Eclesiásticas Orientais pelo Pontifício Instituto Oriental de Roma (2010). Atualmente, é pós-doutoranda de Arte Sacra pela FAJE (Belo Horizonte). Ensina diversas disciplinas teológicas na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília e em outros dois institutos de teologia de Brasília. Autora de vários livros e artigos de teologia.
 
FREI SÍLVIO DE ALMEIDA
 
Depois do Mestrado, obteve o Doutorado em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana (Roma), com uma tese sobre H. U. Von Balthasar. Desde 2015, ensina Teologia na Faculdade Católica de Belém. PADRE WIREMBERG DA SILVA Licenciado em Pedagogia e Administração Escolar, Bacharel em Teologia, graduado em Ciências da Religião e Teologia Catequética. Está concluindo o mestrado em Teologia pela Pontifícia Faculdade Marianum, com uma dissertação sobre o Círio de Nazaré.
 
 
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade