DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Cirio 2017: Manto foi apresentado aos fiéis na noite desta quinta-feira (5)

 
Foto: Luiz Estumano
 
Foi apresentado na noite desta quinta-feira (5), após Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman, e Dom Antônio de Assis Ribeiro, o manto que irá revestir a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, durante as 12 romarias oficiais do 225º Círio de Nazaré.
 
  Na homilia, o Bispo de Belém fez uma analogia à passagem bíblica do livro de Apocalipse em que diz que “Uma mulher virá revestida de Sol com a Lua debaixo dos pés”. E assim explicou como seria o manto deste ano. “Maria revestida de sol, de riqueza. Maria é a luz que nos leva a Jesus porque ela é a própria Estrela da Evangelização. A Virgem se mostra aos fies como evangelizadora por excelência”, disse. 
Foto: Priscila Pinheiro
 
Por dois anos consecutivos a Diretoria da Festa de Nazaré, a estilista Marilza Ramos e a designer Aline Folha, confeccionaram um dos maiores símbolos da fé do povo paraense, o manto de Nossa Senhora de Nazaré. 
 
Fotos: Priscila Pinheiro
 
       Marilza Ramos (estilista)                                                                              Aline Folha (designer)
 
Para Marilza, a confecção de mais uma peça foi um presente de Deus. “Sou católica praticante e sei o quanto é importante esse momento para a Igreja. Sou muito grata a Diretoria da Festa por isso”, agradeceu. 
 
Aline Folha, designer da obra, disse que buscou tranqüilidade para desenhar o manto deste ano. Buscou referências da infância e afirmou que “este manto é uma oração”. 
 
Simbologias
 
 
ESTRELA LUMINOSA - Simboliza Maria, a Estrela da Evangelização.
 
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Situado dentro da Estrela Luminosa, o Sagrado Coração, que se inflama de amor por nós, representa o Filho de Deus gerado no Ventre Virginal de Nossa Senhora.
 
COROA DE ROSAS DOURADAS RODEANDO O SAGRADO CORAÇAO DE JESUS - Simboliza o Rosário da Santíssima Virgem. As rosas são as muitas Ave-Marias com que a saudamos; orações que, pela intercessão dela, chegam ao Coração Misericordioso do Santíssimo Filho.
 
RAIOS DE LUZ QUE EMANAM DA ESTRELA-MARIA - simbolizam a Luz emanada da Mãezinha do Céu que, ao nos tocar amorosamente, nos tornam verdadeiros filhos de Maria: pacíficos, humildes, fiéis e misericordiosos.
 
  ROSAS E JASMINS - Da explosão de luz mística que transcende da Radiosa Estrela, formam-se Rosas e Jasmins, que se espalham em toda a extensão do Manto. As flores que compõem esse Jardim Divino ensejam as graças e bênçãos que recebemos do Coração Sagrado, pela intercessão da Virgem Mãe Amorosa. Fecha-se aqui o intercâmbio de amor luminoso entre o Céu e a terra pela mediação de Nossa Senhora: as nossas preces, Ave-Marias (Coroa de Rosas Douradas), que sobem ao Trono do Altíssimo, pelas mãos da Puríssima Virgem, e as bênçãos e graças (Rosas e Jasmins) que, por sua intercessão amorosa, são a nós concedidas. 
 
BOTÕES DE ROSAS - representam as pequenas delicadezas espirituais que a Imaculada Rainha, por sua benevolência, nos dá. 
 
FOLHAS DOURADAS - feitas à mão, linha a linha, aos moldes dos antigos bordados portugueses, estas folhas douradas representam as pequenas, mas, grandiosas, gotas de Luz Divina que emanam das bênçãos e graças por nós recebidas, testemunho dos muitos Milagres que experimentamos, fruto da intervenção de Deus. Esses bordados portugueses remontam a delicadeza dos bordados feitos a mão, linha a linha, pela irmã Alexandra, da Congregação das Filhas de Sant’Ana do Colégio Gentil Bittencourt, nos Mantos que por muitos anos vestiram Nossa Senhora de Nazaré no Círio, quando não se usavam pedrarias. Assim, pela delicadeza filial dessa freira, faz-se memória das inúmeras graças e bênçãos que o povo dessas terras recebeu da Mãezinha do Céu, fonte de amor e de fé.  
 
GOTAS DOURADAS - situadas na margem inferior da costa do Manto, também bordada à mão, linha por linha, temos três gotas douradas, que simbolizam o poder da Oração que nos une à Mãe de Deus. O espaço transcendente da Oração é um lugar Sagrado, envolto em atmosfera de luz divina.
 
GOTA VERMELHA - representa o Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos santifica e salva.
 
DOURADO DA BARRA DO MANTO - no acabamento da barra do Manto, encontramos o mesmo tipo de bordado português das folhas douradas, simbolizando a redoma de luz que envolve o Manto de Nossa Senhora de Nazaré. 
 
 
BROCHE - Fechando o Manto está um broche dourado, em formato de uma pomba (que representa o Espírito Santo), tendo uma rosa na boca (que representa a Virgem Maria). Esta simbologia indica a íntima relação entre a Santíssima Virgem Maria e a Igreja, que ilumina o anúncio da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
 
Texto: Priscila Pinheiro
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade