DATA DE PUBLICAÇÃO: 08/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Círio 2017: manhã de homenagens à Rainha da Amazônia

Fotos: Rodrigo Silva
 
O 225º Círio em honra de Nossa Senhora de Nazaré teve início na manhã deste domingo (8) após a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na praça em frente da Catedral de Belém, no bairro Cidade Velha. A procissão ganhou as ruas pouco depois das seis da manhã, seguida por milhares de devotos, com destino à Basílica Santuário de Nazaré em um percurso de 3,6km.
 
Pontualmente às 5h, teve início a Santa Missa. Na homilia, Dom Alberto refletiu o Evangelho segundo Lucas 2, 22.39-40, que narra a vida de família do Menino Jesus com Nossa Senhora e São José na cidade de Nazaré, Galileia, fazendo alusão à cidade de Belém, capital do Pará, que nos dias da festa do Círio, se torna casa de todos aqueles que aqui acorrem para render homenagens à Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré. “A casa de Nazaré nos oferece acolhida, casa essa que se amplia hoje nesta praça, e se torna lar do povo de Deus, onde o alimento é o Pão da Vida, o próprio Jesus”, explicou.
 
 
Por volta das seis e quinze da manhã, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi depositada na berlinda por Roberto Souza, diretor coordenador da Festa, para dar início ao Círio 2017. 
 
Para o domingo da grande romaria, a berlinda foi ornamentada pelo paisagista Paulo Morelli com flores e orquídeas em tons de rosa, formando um delicado degradê.
 
  Em uma procissão tranquila, a berlinda passou pelos pontos de principais homenagens antes do tempo previsto. Passava das 9 da manhã quando o núcleo básico da corda que puxa a berlinda chegou à curva das avenidas Presidente Vargas e Nazaré onde fica localizado o edifício Manoel Pinto da Silva. 
 
O local tem um significado todo especial para os devotos, pois era de lá que o saudoso Dom Vicente Zico, arcebispo emérito de Belém, acenava para os romeiros que caminhavam na procissão. A multidão de devotos passava clamando o nome de Dom Zico e aplaudindo, em um momento de grande emoção.
 
Foto: Priscila Pinheiro
 
Dom Antônio Assis preside a Missa de chegada do Círio de Nazaré 2017
 
A Imagem Peregrina adentrou a Praça Santuário por volta das 11h20 deste domingo, 7 de outubro. Ao chegar próximo ao altar, o diretor coordenador do Círio 2017, Roberto Souza, retirou a imagem e entregou nas mãos do Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, que presidiu esta celebração pela primeira vez após ser nomeado. 
 
Foto: Priscila Pinheiro
 
“Levem Maria para casa! Se Maria estiver na casa teremos uma família saudável. Onde há Maria, há um casamento saudável, há boas relações, há experiência do perdão e da fraternidade. Não fiquemos somente com Jesus. Quem ama Jesus tem também que acolher Maria”, disse. 
 
 
O Bispo Auxiliar enfatizou sobre a solidez da fé mariana. “Se alguém lhe questionar, apenas diga, eu estou cumprindo uma profecia: ‘Bem aventurada Àquela que acreditou’, eu também estou acreditando”, exortou. 
 
A Imagem Peregrina permanecerá no altar da Praça Santuário, onde poderá ser visitada pelos devotos durante toda a quadra nazarena. 
 
Texto: Rodrigo Silva/Priscila Pinheiro
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade