DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/10/2017
- Diminuir + Aumentar

27ª Romaria das Crianças irá percorrer cerca de 2,9km neste domingo, 15

Foto: Paul Adrian
 
Neste domingo, 15, os pequenos terão a oportunidade de honrar Nossa Senhora de Nazaré na Romaria das Crianças, que terá início na Praça Santuário, às 7h com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Após a celebração, a procissão irá percorrer cerca de 2,9km pelas ruas arborizadas do bairro de Nazaré, retornando à Praça.
 
Considerada a quarta maior romaria da quadra nazarena, a Romaria das Crianças é realizada tradicionalmente no 3º domingo do mês de outubro, e conta com a participação dos guardas mirins das paróquias de Nazaré e região metropolitana de Belém. São levados os carros de Dom Fuas Roupinho, a Barca do Anjo do Brasil, quatro carros dos anjos e a barca da Guarda Mirim. A novidade deste ano é que um dos carros de promessa levará 12 crianças que receberam alta do Hospital Ophir Loyola.
 
Até ano passado a imagem peregrina era conduzida no cibório, espécie de berlinda aberta, decorada especialmente para o cortejo. A partir de 2017, ela será levada em uma estrutura colocada no alto do veículo oficial do Círio, e a ornamentação será do paisagista Paulo Morelli.
 
O trajeto inicia na Praça Santuário, seguindo pela avenida Nazaré, travessa 14 de março, avenida Governador José Malcher, travessa Dr. Moraes, de volta à avenida Nazaré até a Praça Santuário, onde os fiéis recebem a bênção.
 
Origem
 
A Romaria das Crianças tem origem no ano de 1988, por iniciativa do barnabita, padre Paulino Brambilla. A primeira romaria oficial foi realizada em 21 de outubro de 1990. Em 1999 além do cibório que conduzia a imagem peregrina, foram incluídos na procissão os quatro carros dos anjos e um carro de promessa. No mesmo ano, a pedido do padre Francisco Silva, a Pastoral da Catequese assumiu a organização do momento. Até então, eram as esposas dos diretores da Festa que organizavam a liturgia e a romaria.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade