DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/11/2017
- Diminuir + Aumentar

Belém recebe Encontro Regional Norte da Pastoral da Pessoa Idosa

 
 
Entre os dias 7 e 10 de novembro, será realizado na Casa Monte Tabor, em Icoaraci, Região Metropolitana de Belém, o Encontro Regional Norte da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). O tema central do encontro discutirá os Direitos da Pessoa Idosa, com o objetivo de construir de forma colaborativa uma Rede de Apoio à Terceira Idade. O evento será conduzido pela coordenadora nacional da PPI, Ir. Terezinha Tortelli, e irá reunir coordenadores diocesanos e estaduais do Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas, Amapá e Pará. 
 
Com o tema “Levantando a voz para o empoderamento das pessoas idosas e seus direitos”, o encontro será formativo e direcionado aos coordenadores da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), onde através de oficinas de capacitação, irão aprofundar o entendimento do manual Manual do Coordenador que abrange todos os níveis de coordenação da pastoral: Estadual, Diocesano, Paroquial e Comunitário.
 
De acordo com a organização do evento, através das oficinas "se espera alcançar maior segurança e clareza nas atribuições de cada voluntário da PPI, com foco na valorização e resgate da dignidade da Pessoa Idosa, dando-lhe vez e voz para o empoderamento em seu protagonismo".
 
 
Programação
Dia 07 de novembro
ABERTURA OFICIAL | 15 h
Auditório do CIIC ( Centro Integrado de Inclusão e Cidadania), localizado na avenida Almirante Barroso, nº 1765, ao lado da Paróquia Santa Cruz.
15h | Composição da Mesa
Abertura - Oração - Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém;
15h15 | Mesa Redonda - As Instituições e seus trabalhos  realizados como fomentadores de Boas Novas à pessoa idosa.
 
Composição da Mesa:
 
Dom Alberto Taveira Correa – Arcebispo Metropolitano de Belém
Irmã Terezinha Tortelli – Coordenadora Nacional PPI
Vera Lucia da Silva Lopes – Coord. Estadual Pastoral da Pessoa Idosa – PPI/PA/AP – Facilitadora
Thais Loélia S L Machado – Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – Assistente Social
Dra. Laiane Moraes Dias – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG 
Dra. Letícia Bitar – Comissão de Defesa da Pessoa Idosa – OAB
Prof. Walquiria Alves – Presidente da CEDPI
16h30 - Participação da Assembléia
17h - Encerramento da Mesa Redonda
18h - Missa na Basílica Santuário de Nazaré 
19h - City tour - Belém à noite.
 
 DIAS 08, 09 e 10

Horário:8h às 12h (Manhã)/ 14h às 18h (Tarde)
 
Local:Casa Monte Tabor – Rua Pe. Júlio Maria, 176, Icoaraci - Belém -  Pará.
 
História
 
A idéia da Pastoral da Pessoa Idosa surgiu com a Dra. Zilda Arns Neumann, ex-coordenadora da Pastoral da Criança. A ação nasceu de uma conversa entre Zilda, e o médico geriatra João Batista Lima Filho, em 1993. No início de 2004, a Dra. Zilda faleceu após um terremoto em Porto-Príncipe, Haiti. Desde então, a Ir. Terezinha Tortelli, braço direito da doutora, assumiu a direção da Pastoral da Pessoa Idosa. 
 
Objetivo
Através da espiritualidade e da promoção humana, a ação pastoral celebra a vida do idoso como protagonista de sua auto-realização, educando famílias e comunidades na qual estão inseridos a tratar estas pessoas idosas com dignidade e respeito. Além de identificar e capacitar os líderes comunitários que ficarão à frente das pastorais nos estados brasileiros, a ação também desenvolve trabalhos comunitários de cunho ecumênico e inter-religioso, promovendo a dignidade e a esperança da 3ª idade. 
 
De acordo com a atual coordenadora da Pastoral, este trabalho alcança, em média, 136.334 pessoas idosas mensalmente, através de 17.240 líderes comunitários, em 4.349 comunidades, nas 1.247 paróquias e 184 dioceses do país.
 
Serviço:
 
Encontro Regional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) - CNBB Norte 1 e 2
Período: 7 a 10 de novembro de 2017 
Local: Casa Monte Tabor, Rua Padre Júlio Maria, 176, Cruzeiro, Icoaraci - Belém - Pará. 
Fone: (91) 3219-1158 / 3247-2771
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade