DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/11/2017
- Diminuir + Aumentar

65º Círio de Nossa Senhora das Graças reuniu fiéis em Icoaraci

Foto: Luiz Estumano

Centenas de fiéis foram às ruas de Icoaraci, região metropolitana de Belém, na manhã de domingo (26) para a 65ª edição do Círio em honra de Nossa Senhora das Graças, padroeira do distrito. A procissão saiu da capela São Sebastião, na orla do Cruzeiro, e encerrou por volta do meio dia na paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, onde o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, presidiu a Santa Missa de encerramento do círio.

Desde as primeiras horas da manhã já era grande a concentração de fiéis em frente da capela São Sebastião, na orla do Cruzeiro, para a Santa Missa de saída do círio de Nossa Senhora das Graças, realizado tradicionalmente no 4º domingo do mês de novembro. A celebração iniciou às 7h e foi presidida pelo padre Antônio Cleidvan. Após a eucaristia, a imagem da padroeira foi depositada na berlinda ornamentada com flores naturais nas cores rosa e branco e teve início a romaria, que seguiu pelas ruas Siqueira Mendes, travessa Lopo de Castro, rua Manoel Barata, 2ª Rua até a travessa Berredos, rua Coronel Sarmento e rua Pe. Júlio Maria até a paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, na praça Pio XII.

Foto: Luiz Estumano

Na chegada da procissão, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, recebeu a imagem da Virgem das Graças e a conduziu ao presbitério da igreja, onde teve início mais uma Santa Missa.

Trasladação

Foto: Reprodução/ Facebook Círio de Icoaraci

No sábado (25) a padroeira de Icoaraci recebeu homenagens durante a procissão da Trasladação, que teve início com missa, às 18h, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Agulha, e encerrou na capela São Sebastião, no Cruzeiro, de onde sairia o Círio na manhã do domingo. Era quase meia-noite quando a berlinda que conduzia a imagem da Virgem das Graças chegou à capela.

Foto: Reprodução/ Facebook Círio de Icoaraci

A festividade de Nossa Senhora das Graças segue com o Terço da Alvorada, todos os dias, às 6h, e missas solenes, às 19h, presididas pelos sacerdotes da Arquidiocese. No sábado (2) haverá a 12ª Caminhada da Juventude, com saída da capela São Sebastião, às 16h, em direção à paróquia matriz.

Com o tema “Maria, uma mulher vestida com o sol”, a programação do 65º Círio de Icoaraci encerra na segunda-feira, 11 de dezembro, com o Recírio noturno que irá conduzir a imagem de Nossa Senhora das Graças até o colégio Nossa Senhora de Lourdes.

• Confira os celebrantes da quinzena do Círio:

Dia 27 (Segunda-feira):
19h - Missa presidida pelo Padre Plínio Pacheco, Paróquia Santa Cruz

Dia 28 - Terça-feira 19h - Missa presidida pelo Cônego José Gonçalo Vieira, Paróquia Santíssima Trindade

Dia 29 - Quarta-feira
19h - Missa presidida pelo Padre Fabrício Albuquerque, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Dia 30 - Quinta-feira 19h - Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro

DEZEMBRO

Dia 1º - Sexta-feira
19h - Missa presidida pelo Padre Carlos Damaglio

Dia 02 - Sábado 8h - Missa para os Enfermos presidida pelo Padre Mauricio Henrique, Paróquia Jesus Ressuscitado

IX CAMINHADA DA JUVENTUDE 16h - Missa antes da saída