DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/12/2017
- Diminuir + Aumentar

Inaugurada capela São João Paulo II na Faculdade Católica de Belém

Foto: Luiz Estumano
 
Foi inaugurada na manhã da segunda-feira, 4 de dezembro, a capela São João Paulo II nas instalações da Faculdade Católica de Belém. Presidiu a Santa Missa o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e estiveram presentes o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, os cônegos Vladian Alves e Jaime Pereira, além de outros sacerdotes, professores e alunos da instituição. O local era o quarto onde o Pontífice repousou quando esteve na capital, no ano de 1980.
 
Antes da celebração, Dom Alberto abençoou as paredes da nova capela e acolheu a todos dizendo da alegria dele e dos bispos auxiliares não apenas pela inauguração do templo, mas pela existência da Faculdade Católica que já completa o segundo ano de funcionamento. "Se Deus quiser ainda vamos crescer muito para atender as necessidades da Igreja", expressou.
 
Na homilia, o Arcebispo refletiu o Evangelho de Mateus 8, 5-11 que narra a cura do servo do centurião romano e destacou a visita de Jesus. 
 
“O carinho de Deus faz com que celebremos está Eucaristia no período do Advento, num dia em que o Evangelho fala da entrada de Jesus em uma casa. A faculdade quer ser este espaço de acolhida e o coração da casa é a capela, onde fica o dono dela: Jesus Eucarístico”, disse.
 
Após a reflexão, Dom Alberto prosseguiu com a benção dos móveis litúrgicos e a apresentação das oferendas. 
 
Ao final da eucaristia, o cônego Vladian Alves leu a carta enviada pelo professor Willian Bertoia, mosaicista que ministrou o curso promovido pela FacBel em parceria com a Missão Friuli Amazônia. Na carta, o artista detalha o significado dos painéis que decoram o presbitério da capela.
 
“As duas figuras laterais são símbolos da Eucaristia como eram representadas na época paleocristã em Arquiléia, Itália. A imagem central representa o Cristo ressuscitado e acolhedor. Este quadro faz parte da arte sacra feita com um estilo e materiais contemporâneos”, explica o texto.
 
Relíquias
 
  
Foto: Rodrigo Silva
 

Junto da imagem de São João Paulo II foram colocadas duas relíquias, uma delas de 1º grau, pois trata-se de tecido contendo sangue do Santo Padre. A outra é a almofada na qual ele se ajoelhou para rezar, na capela do seminário, durante a curta visita que fez a Belém no ano de 1980.

A mesma foi doada pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Marcelino Ferreira, que atuava como superior do seminário São Pio X na época da visita do Santo Padre. 

 
Oração
 
Foto: Luiz Estumano
 

O templo será utilizado pelos alunos da faculdade nos momentos de oração particular e para a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Ainda de acordo com o cônego Vladian, o plano futuro é de que ali se celebrem missas diárias antes das aulas acadêmicas.

A capela São João Paulo II fica localizada no prédio da Faculdade Católica de Belém, na Rodovia BR 316 Km 6, bairro Águas Lindas, em Ananindeua.

 
Texto: Rodrigo Silva
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade