DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/12/2017
- Diminuir + Aumentar

No município de Bragança, Marujada reverencia São Benedito

Foto: Reprodução/ Facebook Marujada de Bragança
 
O município de Bragança, localizado na região nordeste do Pará, celebra nesta terça-feira (26) o glorioso São Benedito. O dia é considerado feriado na cidade e conta com intensa programação. Às 15h30 haverá Louvação a São Benedito, na igreja do santo, rezada pelas Comissões de Esmolações. Às 16h, procissão solene com a imagem de São Benedito, percorrendo as ruas de Bragança. Ao término da procissão, será celebrada Missa Campal.
 
O dia dedicado a São Benedito é 5 de outubro mas, em Bragança, a piedade popular elegeu o dia  26 de dezembro, feriado municipal de acordo com o decreto nº 760 de 9 de junho de 1960, para saudar o padroeiro. 
 
Este ano, o dia do santo iniciou às 07h com Missa Solene presidida pelo Bispo de Bragança, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, no Largo de São Benedito, seguida do 9º dia da novena. Os marujos e marujas se vestem com traje vermelho e branco, em homenagem ao chamado “Santo Preto”.
 
Às 9h teve início o leilão da festividade no Salão Beneditino, com prêmios arrecadados entre os próprios juízes e devotos. Às 12h foi servido o almoço servido pelo juiz da Festividade, Sr. Luís Augusto Santa Brígida Soares, na Sede Pódium Club.
 
Na parte da tarde, a festividade segue com Louvação a São Benedito, às 15h30, rezada pelas Comissões de Esmolações na igreja.
 
Foto: Reprodução/ Facebook professor Dário Rodrigues
 
Às 16h terá início a procissão solene com a imagem do Glorioso São Benedito do Andor, percorrendo as ruas de Bragança. Ao término da procissão, será celebrada Missa Campal no Largo.
 
Após a eucaristia, os marujos e marujas se apresentam no Teatro Museu da Marujada. À meia noite, encerramento da festividade com dança da Marujada no entorno da Igreja de São Benedito.
 
No dia 31 de dezembro haverá apresentação da Marujada no Barracão, com marujos e marujas trajando azul e branco.
 
Foto: Divulgação/ Ascom Prefeitura Municipal de Bragança
 
Na segunda-feira, 1º de janeiro de 2018, às 08h, haverá Missa Solene em honra a Maria, Mãe de Deus, na Igreja de São Benedito. Ao final da celebração, os Juízes da Festividade de 2017 passarão os bastões aos novos Juízes.
 
Após a missa, será oferecido um café da manhã para marujas e marujos, pelos Juízes da Festividade de 2018. Durante todo o dia, apresentação da dança da Marujada. À meia noite, despedida festiva da Marujada, no entorno da Igreja de São Benedito. A Festividade de São Benedito é uma realização da paróquia Nossa Senhora do Rosário e da Irmandade da Marujada de São Benedito de Bragança.
 
Abertura
 
Foto: Divulgação/ Ascom Prefeitura Municipal de Bragança
 
 
Com o tema “Com São Benedito, cultivando e guardando a criação de Deus”, os festejos iniciaram na segunda-feira (18), com alvorada festiva e queima de fogos, às 5h. Os marujos hastearam o mastro e deram um abraço simbólico na igreja acompanhados dos juízes e religiosos, houveram agradecimentos e café da manhã oferecido pelo devoto Antônio José de Vasconcelos Pereira e família.
 
Às 19h foi celebrada a Missa de abertura da Festividade, seguida do 1º dia da novena. Após a missa, houve ensaio para marujos e marujas no Barracão da Marujada.
 
Com informações do blog do professor Dário Benedito Rodrigues e da Prefeitura Municipal de Bragança
 
::: Acompanhe a cobertura completa da festividade no facebook da Marujada de Bragança 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade