DATA DE PUBLICAÇÃO: 02/01/2018

Município de Ananindeua completa 74 anos

O município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, completa 74 anos nesta quarta-feira (03). Para festejar a data haverá extensa programação ao longo do dia, culminando com shows na avenida Dom Vicente Zico ( antiga Arterial 18).

As comemorações pelo 74º aniversário de Ananindeua iniciam às 8h com Santa Missa na paróquia Nossa Senhora das Graças. Após a celebração, haverá cerimônia de entrega de obras pela administração municipal nas várias partes da cidade.

A partir das 19h terão início os shows com participação de atrações locais na avenida Dom Vicente (antiga Arterial 18).

História

As origens do município de Ananindeua estão ligadas à instalação de uma estação da Estrada de Ferro de Bragança por volta do século XIX. Pertencia ao território de Belém, mas com a instalação da estação da ferrovia teve significativo crescimento na população, fazendo com que fosse elevado à categoria de freguesia e, em seguida, distrito de Belém.

Foi reconhecido como município através do decreto nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, promulgado pelo Interventor Federal, Magalhães Barata, e instalado oficialmente no dia 3 de janeiro de 1944.

O nome do município está ligado à arvore de nome “ananin” muito comum na região à época da fundação.
Possui 14 ilhas habitadas que servem como um verdadeiro centro de reprodução da diversidade biológica da floresta Amazônica ao longo do rio Maguari.

Serviço:

Aniversário de 74 anos do município de Ananindeua
Data: 3 de janeiro de 2017
Hora: Início com Santa Missa, às 8h, na paróquia Nossa Senhora das Graças
Encerramento com shows na avenida Dom Vicente Zico (antiga Arterial 18)