DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/04/2018
- Diminuir + Aumentar

Em Assembleia, bispos do Brasil discutirão diretrizes para a formação presbiteral

Foto: Victor Hugo Barros
 
Cerca de 400 bispos de todo o país se reunirão no Santuário Nacional de 11 a 20 de abril em sua 56ª Assembleia Geral (AG). Nesta edição, os religiosos vão estudar a atual situação dos seminários e dar diretrizes para a formação de novos padres.
 
 
Entre os documentos que devem nortear as reflexões está a Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis. A instrução foi publicada no dia 8 de dezembro de 2016, atualizando as orientações de 1985. O texto explicita às Igrejas locais como realizar a formação dos futuros presbíteros e a necessidade de formação permanente.
 
 
A expectativa é de que as percepções dos bispos sejam votadas pelo episcopado brasileiro e passem a integrar um texto base. As percepções serão levadas para a Congregação para o Clero do Vaticano, onde deve ser referendado. Só então, o texto se tornará um documento da CNBB que orientará a formação de novos presbíteros no Brasil. 
 
 
Ainda durante a Assembleia haverá a eleição dos delegados e suplentes para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.
 
 
Rotina de oração e trabalho - Diariamente, antes das plenárias, os bispos participarão da missa das 7h30 no Altar Central da Basílica de Aparecida. O momento contará também com a oração é cântico das Laudes, oração matutina da Igreja. Logo após, o episcopado se reúne ao longo de todo o dia no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida.
 
 
Também integram as atividades do dia entrevistas coletivas com os bispos às 15h. O momento será transmitido ao vivo pelo portal A12.com e poderá ser acompanhado pelos fiéis.
 
 
Credenciamento - O credenciamento para as atividades da Assembleia dos Bispos deve ser realizado por meio da assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizadora do evento. Jornalistas interessados na cobertura devem entrar em contato pelo telefone (61) 2103-8313 ou pelo e-mail imprensa@cnbb.org.br.
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade