DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/04/2018
- Diminuir + Aumentar

Jurunas celebra Santo Expedito, o padroeiro das causas urgentes

 
 
A comunidade da capela São Benedito, localizada no bairro do Jurunas, em Belém, celebra Santo Expedito, considerado pela piedade popular como padroeiro das causas urgentes. Com o tema “Santo Expedito, amparo dos pobres” a programação da festividade inicia na segunda-feira (16) e segue com tríduo até a quinta-feira (19) data em que se comemora a memória de Santo Expedito.
 
De acordo com o coordenador da festividade, Manoel Costa, a expectativa para a participação dos devotos é grande, visto que a festividade em honra ao santo já e tradicional. “Nossa capela foi um dos primeiros locais a celebrar Santo Expedito aqui em Belém e no ano passado cerca de 2 mil pessoas passaram por lá”, explicou.
 
Sobre o tema da festividade deste ano, Manoel destaca o trabalho desenvolvido na área onde está construída a capela. “Atendemos 120 famílias carentes que são visitadas aos sábados porque São Benedito - a quem a capela é oficialmente dedicada- era um santo que amava os pobres”, disse.
 
História
 
A história da capela de São Benedito está ligada à irmandade fundada, no bairro do Jurunas, em 1955. Inicialmente, a área pertencia à paróquia Santa Teresinha e posteriormente foi desmembrada para a instalação da paróquia Santa Luzia.
 
Com a inauguração da capela atual, no ano de 1995, iniciou, por incentivo do padre Ederaldo da Mata, a devoção a Santo Expedito com as novenas celebradas no dia 19 de cada mês. Segundo Manoel Costa, a primeira novena contou com a participação de 18 pessoas. Depois foram se juntando mais devotos e, atualmente, as cerimônias são bastante participadas.  
 
Programação
 
Nos dias 16, 17 e 18 de abril haverá tríduo com Santa Missa e novena às 7h. Às 17h30 haverá novena;
 
No dia 19 de abril, quando se celebra a memória litúrgica de Santo Expedito, haverá Santa Missa às 7h, presidida pelo pároco de Santa Luzia, padre Paulo Falcão. Após a missa haverá procissão. 
 
Outras missas serão celebradas às 9, 11, 15 e 17h. Após a missa das 17h sairá a procissão luminosa. Ao término da procissão será celebrada Santa Missa de Encerramento da festividade. 
 
 

Serviço:

Festividade de Santo Expedito

Período: 16 a 19 de abril de 2018 
Local: Capela de São Benedito localizada na Rua dos Timbiras, 261, próximo da Avenida Bernardo Sayão.
Informações: (91) 3272-3010
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade