DATA DE PUBLICAÇÃO: 04/06/2018
- Diminuir + Aumentar

Pastoral Carcerária promove Semana do Encarcerado 2018

 
 
A Arquidiocese de Belém, através da Pastoral Carcerária, realiza de 04 a 08 de junho, a Semana do Encarcerado, com o tema “Por uma Vida sem Grades: por Grades mais Humanas”. A cerimônia de abertura foi nesta segunda-feira (04), às 8h30, no Auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia - UNAMA (Alcindo Cacela).
 
A Semana do encarcerado tem como objetivo promover efetivamente uma “Cultura de Paz” e apoiar a promoção dos direitos humanos junto à comunidade carcerária, estimulando novas oportunidades de trabalho, educação, saúde e lazer e também o resgatar a Dignidade Moral, Social e Cristã da Comunidade Carcerária.
 
Programação
 
O primeiro dia da programação conta com mesa redonda sobre “Diálogo pela Paz por um mundo sem violência”, pelo Desencarceramento e Por uma vida sem Grades: Por Grades Menos Desumanas, com participação do Bispo Auxiliar de Belém e Bispo Referencial da Pastoral Carcerária, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bem como representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Defensoria Pública do Estado do Pará, Superintendente do Sistema Penitenciário do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia.
 
A programação da Semana do Encarcerado traz mesa rendonda, palestras, Balcão de Direitos, com emissão de documentos e com uma cerimônia de casamento do reeducando Wellington com Natalina, os dois estão juntos há 10 anos, dois desses o noivo cumpre pena, no Centro de Detenção Provisória de Icoaraci. A cerimônia será celebrada pelo Diácono Ademir da Silva, coordenador da Pastoral Carcerária.
 
Importância do evento em meio a sociedade
 
A maior parte da programação da Semana do Encarcerado ocorrerá em centros acadêmicos, com intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica da realidade dos encarcerados, detalha mais Diácono Ademir da Silva, coordenador da Pastoral Carcerária, “a ideia é aproximar e criar um olha mais humanizado da comunidade acadêmica e principalmente os alunos dos cursos de Direito, serviço Social, Psicologia e saúde, e que assim futuramente surja parcerias e convenio”.
 
O evento é de livre acesso para população em geral, principalmente na participação das palestras e mesas redondas “a programação e gratuita e aberta ao público, espero contar com presença de todos. Para alunos de faculdades que participarem terão certificado de 8h”, complementa o Diácono.
 
A programação encerra no dia 08, com Santa Missa, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré e com Abertura da Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária, ambos presididos pelo Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa.
 
Programa
 
Segunda-feira (04)
 
08h30 às 12h - Local: Universidade da Amazônia - UNAMA (Alcindo Cacela) (Auditório David Mufarrej)
8h30 - Abertura e composição da Mesa – Diálogo pela Paz por um mundo sem violência, pelo Desencarceramento e Por uma vida sem Grades: Por Grades Menos Desumanas.
Participação de Dom Alberto Taveira Corrêa - Arcebispo Metropolitano de Belém – Dr. Claudio Rendeiro - Juiz Titular da 4ª Vara do Júri Rep. do Tribunal de Justiça do Estado do Pará – Representante da Defensoria Pública do Estado do Pará – Superintendente do Sistema Penitenciário do Estado do Pará – Representante da Universidade da Amazônia - Unama
-  Apresentação do Coral Timbres
 
Terça-feira (05)
 
08h30 - Auditório da Unama - Senador Lemos
 Monitoramento Eletrônico: Normatização Desafios, e Contribuição Para o Desencarceramento – Dr. José Arruda, Presidente do Conselho de Política
 
Criminal e Penitenciária do Estado do Pará e Dr. Wladmir Koenig Sub, Defensor Público Geral do Estado do Pará.
 
Quarta-feira (06)
 
08h30 - Auditório do ICSA - Instituto De Ciências Aplicadas UFPA / Campus Profissional
 Coach - Descobrindo novos rumos para uma nova vida e contribuindo para o desencarceramento. – Kathlenn Daiana da Silva, Dom Antônio de Assis Ribeiro , Bispo Auxiliar de Belém e Prof. Dra. Vera De Souza - campo UFPA.
 
Quinta-feira (07)
 
09h - Centro de Detenção Provisória de Icoaraci - Enlace Matrimonial do reeducando - Wellington e Natalina– celebrante: Diácono Ademir da Silva.
 
Sexta-feira (08)
 
08h30 - Fabrica Esperança- Balcão de Direitos - Emissão de documento.
18h - Missa de Encerramento da Semana do Encarcerado - Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
Abertura da Assembléia Estadual da Pastoral Carcerária.
 - Lançamento do Concurso de Pintura do Projeto Libert’art
 
 
Serviço:

Semana do Encarcerado de 04 a 08 de junho
 
Sábado (7)
 
09h - Enlace Matrimonial do reeducando - Wellington e Natalina. Celebrante: Diácono Ademir da Silva, no Centro de Detenção Provisória de Icoaraci
 
Domingo (08)
 
18h - Missa de Encerramento da Semana do Encarcerado - Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade