DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/07/2018
- Diminuir + Aumentar

Município de Oriximiná celebra Círio noturno de Santo Antônio

Foto: Divulgação/ SETUR- PA
 
O município de Oriximiná, localizado na região Oeste do Pará, realiza no primeiro domingo do mês de agosto (este ano no dia 5) o tradicional Círio fluvial noturno em honra de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O evento atrai fiéis e turistas de todas as partes do país e é considerada a maior festa religiosa da região, completando em 2018, 72 anos de devoção.
 
Com o tema "Santo Antônio, inspire-nos a ser sal da terra e luz do mundo em uma Igreja em missão", os festejos iniciam no sábado (4) com o traslado da imagem do santo até a comunidade de Santa Maria Goretti Aimim. Na noite do domingo, as várias embarcações se dirigem à mesma comunidade para a realização do grande Círio fluvial noturno que percorre as águas do Rio Trombetas.
 
Para iluminar o trajeto da procissão, os devotos soltam várias "barquinhas"- como são chamadas as luminárias confeccionadas com papel de seda, vela e aninha, de forma a não poluir o meio ambiente e abrilhantar a noite de devoção.
 
No cais da cidade uma multidão aguarda a chegada da balsa ornamentada especialmente para o Círio. Nela é depositado o andor com a imagem de Santo Antônio. Tem início a romaria terrestre, que segue rumo a matriz, onde é celebrada a Santa Missa campal. Após a eucaristia acontece o arraial. 
 
A festa prossegue por 15 dias com programação religiosa e cultural. O encerramento é no terceiro domingo do mês de agosto.
 
 
Serviço:

Círio Fluvial noturno de Santo Antônio

Data: 5 de agosto de 2018
Local: Município de Oriximiná, região oeste do Pará
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade