DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/09/2018
- Diminuir + Aumentar

Dom Antônio participa do Curso Anual de Formação para novos bispos, em Roma

Fotos: Divulgação/ Ascom Arquidiocese de Belém
 
Encerrou ontem, 13 de setembro, o Curso Anual de Formação para os novos Bispos. O evento iniciou no dia 5, no Colégio/Universidade Regina Apostolorum, em Roma, Itália. O encontro contou com a participação de cerca de 300 bispos de todo o mundo, entre eles DoAntônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.
 
O curso foi desenvolvido com conferências, trabalhos em pequenos grupos e fóruns, que aprofundaram os aspectos mais importantes da missão episcopal. O grande momento culminante no encontro dos bispos com o Papa Francisco foi no dia 13 de setembro, na celebração da Santa Missa às 8h da manhã (3h horário de Brasília) na Basílica São Pedro.
 
Anualmente, a Congregação para os Bispos promove um curso de formação para os bispos recém-ordenados. “O evento pretende ser um percurso de reflexão comum, inspirado pela exortação Evangelii Gaudium, sobre a responsabilidade e a missão do bispo na Igreja e na sociedade atual”, informa o prefeito da Congregação, Cardeal Marc Ouellet.
 
Para Dom Antônio de Assis Ribeiro, este encontro apresenta a grandeza e a beleza da Igreja: “Somos cerca de 300 bispos do mundo inteiro. Ásia, África, Continente Americano e Europa, estou no grupo das Américas que vai do Canadá ao Uruguai, e o encontro tem nos oferecido uma visão mais geral e ampla desse ministério desafiador que é ser pastor de uma diocese e assim ampliar o serviço pastoral. Com isso, nos faz rever e ter mais clareza de alguns procedimentos técnicos, canônicos e pastorais, o que nos dará mais segurança, principalmente na promoção da consciência de comunhão pastoral, transformando-nos na extensão do serviço do Papa, em comunhão com a Igreja”, contou o bispo. 
 
 
O tema central do encontro “Servidores da Alegria do Evangelho” foi trabalhado com diversos subtemas, a saber: O ministério dos bispos na transformação missionária da igreja; Os anunciadores do Evangelho na perspectiva da Evangelii Gaudium; O testemunho de comunhão entre os cristãos; O diálogo fraterno; Os desafios dos operadores pastorais; A dimensão social da evangelização; O diálogo social e a paz. O objetivo é estimular os participantes para o compromisso de comunhão afetiva, pastoral e doutrinal com a Igreja no serviço do Episcopado.
 
Dom Antônio foi ordenado no dia 02 de setembro de 2017, em Ourém do Pará, e optou em fazer o curso na edição de 2018 devido agenda na época. 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade