DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/09/2018
- Diminuir + Aumentar

Seminário Propedêutico celebra 20 anos incentivando vocações

Foto: Luiz Estumano
No dia 1º de outubro, dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, o Seminário Propedêutico e Centro Vocacional Dom Tadeu Prost completa 20 anos, das suas atuais instalações, colaborando para o discernimento e a preparação de vocações dentro da Arquidiocese de Belém.
 
A data será comemorada com celebração eucarística, 12h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, no auditório Santa Maria de Belém, dentro do Complexo São Pio X, localizada na BR -316, Km 6, em Ananindeua.
                         
 A programação festiva inicia nesta sexta-feira, 28, com um tríduo e novena de Santa Teresinha e no dia 30 (domingo) ocorrerá o Festival do Açaí em prol dos seminários da Arquidiocese de Belém. Padre Lindomar Pinheiro, reitor e formador no Seminário, destaca a realização de várias atividades em preparação para o dia 1º:  “Teremos adoração e outros momentos, com objetivo de rezar pela Igreja e, sobretudo, pelas vocações”.
Além de reitor e formador, padre Lindomar possui uma relação especial com o Seminário, pois foi aluno em 2003 e lá começou seu amadurecimento vocacional. Após sua ordenação, em 2010, o sacerdote se empenha desde então para acompanhar a vida dos jovens.
                      
Para ele, festejar 20 anos da instituição é ganhar um novo ânimo para a formação de vocações na Arquidiocese. “Celebrar esses 20 anos é fazer memória de uma história muito profícua. Que o Senhor, dono da messe, continue enviando operários para sua messe. Jovens que possam se configurar a essa convocação sacerdotal para a Igreja de Belém.”
 
Em 2018 há uma turma de oito seminaristas, que estão em processo de preparação com duração de um ano para prestar vestibular de Teologia e ingressar no Seminário Maior São Pio X.
 
Para o reitor, o Seminário Propedêutico tem uma grande importância no auxílio do crescimento e amadurecimento intelectual, moral, espiritual e pastoral da juventude. “O seminário tem sua importância no sentido de preparar jovens para ingressar no Seminário Maior e essa formação começa a partir dos encontros vocacionais. É uma formação específica no sentido de que os jovens são preparados à nível humano afetivo, comunitário. O Propedêutico vai então confirmando e incentivando os jovens a ter uma decisão muito maior de continuar a formação que prosseguirá no Seminário Maior.”
 
Histórico 
                                            
O Seminário Propedêutico foi fundado em 1986 e o principal objetivo é ajudar os jovens a caminhar “com generosidade e coração puro a Cristo Redentor” (OT, 03), possibilitando o Conformar-se com Cristo (OT, 09), ou seja, o unir-se a Ele, como amigos, em íntima comunhão de toda a vida (OT, 08).
 
As instalações do Propedêutico, naquela época Seminário Menor, funcionavam em Santa Izabel. No ano de 1996, o seminário fechou temporariamente para, em 1997, reabrir onde hoje é o Centro de Cultura e Formação Cristã. Ainda no ano de 97, com orientações de Dom Carlos Verzeletti, à época Bispo Auxiliar de Belém, o prédio atual foi construído e inaugurado no ano seguinte a 1º de outubro, na festa litúrgica de Santa Teresinha, patrona do seminário, com Monsenhor Raimundo Antônio da Silva (Mons. Gabriel), sendo o primeiro reitor.
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade