DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/10/2018
- Diminuir + Aumentar

Estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional da Pastoral do Turismo

Foto: Luiz Estumano
O Brasil, em especial a cidade de Belém é rica em pontos turísticos que embelezam a cidade, dentre eles temos as tradicionais igrejas e outros pontos turísticos religiosos. Com o intuito de discutir, refletir e valorizar sobre essas diversas riquezas históricas, a Pastoral do Turismo Nacional (PASTUR) junto com a Pastoral do Turismo, da Basílica Santuário de Nazaré, promove a quinta edição do Encontro Nacional de Turismo, em Belém, entre os dias 9 e 11 de novembro.
 
Com o tema “Pastoral do Turismo e o cuidado com o patrimônio cultural religioso” o Encontro visa sensibilizar cada agente pastoral a ser tornar um cuidador dos espaços visitados, além de apresentar reflexões sobre o cuidado com as riquezas históricas e culturais salvaguardadas pela religiosidade e fé cristã.
 
O evento ocorrerá entre os dias 9 a 11 de novembro, na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré, localizado ao lado da Basílica de Nazaré. Na programação haverá palestras, missas partilhas, oficinas, visitas técnicas e muito mais. As atividades começam na tarde do dia 9 (sexta-feira), a partir das 14h, com credenciamento e acolhida com visita monitorada pelo Santuário da Rainha da Amazônia. Às 18h inicia Santa Missa e às 19h30 ocorre a Abertura com apresentação cultural e participação de convidados.
 
No dia 10 (sábado), a programação inicia com Santa Missa, na Capela Bom Pastor, no Centro Social de Nazaré e às 9h a primeira palestra “Patrimônio Histórico Cultural e Religioso: Conceitos e definições para ação pastoral” e em seguida serão realizadas as partilhas de experiências sobre dois eixos temáticos. Pela parte da tarde ocorrem as palestras “PASTUR Identidade e Missão: Fazer Memória e Atualizar Conceitos” e “Pastoral do Turismo e o Cuidado com Patrimônio” e oficinas.
 
No domingo (11), os participantes farão visita técnica ao Centro Histórico de Belém, a partir das 8h, na Catedral Metropolitana de Belém e finalizam as atividades do 5º Encontro Nacional de Turismo, em celebração eucarística, na Igreja do Carmo, às 11h. Na ocasião será apresentada a cidade sede do próximo encontro. Confira aqui a programação completa.
 
O Encontro busca reunir as coordenações nacionais, religiosos, padres, leigos e profissionais da área para dialogar sobre as experiências para integrar os grupos de Pastur para realizações de futuras ações, além de fomentar a presença da pastoral na região Norte.
 
Para Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, o evento é um momento de encontro e cuidado para os espaços sagrados. “O 5° Encontro é uma grande oportunidade que temos. Estendemos esse convite a sua Paróquia, para participar conosco desses três dias de formação e aprendizado sobre a implantação da pastoral do turismo em Dioceses, Paróquias e Comunidades que possuem atração turística, bens patrimoniais ou festas de santos populares”, conclui o Bispo Auxiliar.
 
As inscrições para o Encontro seguem abertas e podem ser feitas pelo site  da Arquidiocese de Belém ou presencialmente no Memória de Nazaré, localizado ao lado do Centro Social de Nazaré, no horário de 9h às 12h e 14h às 18h. Para mais informações, entre em contato: (91) 98933-6877/ 4009-8429 ou  pelo e-mail: pasturbasilicadenazare@gmail.com.
 
Serviço:
 
5º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo
Período: 9 a 11 de novembro
Local: Casa de Plácido, Centro Social de Nazaré
Ao lado da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
Inscrições aqui ou no Memória de Nazaré (9h às 12h e 14h às 18h).
 
Mais informações: (91) 98933-6877/ (91) 4009-8429 ou pelo e-mail: pasturbasilicadenazare@gmail.com.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade