DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/11/2018
- Diminuir + Aumentar

Sementes da Misericórdia promove simpósio sobre nascituro e aborto

Foto: Reprodução Facebook
 
O grupo de jovens Sementes da Misericórdia, pertencente à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, promove o I Simpósio Fé e Razão, no dia 25 de novembro, no Centro Social de Fátima (CEFAT), no bairro de Fátima.
 
Com o tema “O nascituro, aborto e seu direito à vida: uma visão bioética, eclesial, médica e jurídica”, o Simpósio irá discutir a questão da vida a partir de diferentes visões. Samuel Lobato, coordenador do grupo, explica a importância e a necessidade de discutir sobre o tema em um evento aberto ao público. “Discutir a questão do nascituro e do direito à vida deste é de suma importância no contexto atual. Existem diversas tentativas de uma legalização ou não criminalização do aborto, o que coloca em risco a já pouca segurança que o não nascido possui”.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 17 de novembro e podem ser feitas aqui, com uma taxa de R$ 10,00 ou aos sábados, nos encontros do grupo no Centro Social de Nazaré, ao lado da Basílica Santuário, a partir das 19h. O pagamento pode ser realizado via depósito bancário ou presencial aos sábados.
 
A programação inicia às 8h da manhã com Santa Missa, presidida pelo cônego Vladian Alves, diretor geral da Faculdade Católica. Em seguida ocorrerá a palestra “A defesa da vida e o magistério da Igreja: o Nascituro sob a perspectiva da Humane Vitae”, com o padre Idamor da Mota, pároco da Paróquia Santa Paula Frassinetti, localizada em Ananindeua, e mestre em Matrimônio e Família. 
 
A segunda palestra será ministrada pelo mestrando Mário Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD- UFPA) com o tema “O aborto diante do direito à vida: uma análise tomista”.
 
“A legislação brasileira e a proteção à vida do nascituro” é a temática apresentada na terceira palestra do evento, com o mestrando Samuel Lobato, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD- UFPA) e coordenador do grupo.  A palestra de encerramento trará o tema “O nascituro e o aborto: uma perspectiva médica e bioética” e será realizada pela professora doutora Milena Caldato, médica especialista em Bioética.
 
Para Samuel Lobato, as expectativas para a primeira edição do Simpósio são melhores. “Estamos trabalhando para que ocorra tudo da melhor maneira possível”, destaca. O evento é aberto ao público, em especial aos cristãos e tem como objetivo o resgate de temas que são excluídos do debate público, além de mostrar a racionalidade e a razoabilidade da Igreja sobre o assunto.
 
O Simpósio é um espaço voltado para proporcionar e fomentar discussões e reflexões na sociedade e para a sociedade sobre a vida e o aborto. “É vital para todos, em especial os cristãos, saber o que de fato está em cheque. Nossos bispos, cientes da problemática, recomendaram que promovêssemos locuções sobre este tema, e que defendamos à vida, desde a concepção. Esta é nossa motivação e razão da escolha do tema: a defesa do direito à vida”, explica Samuel sobre a realização e escolha do tema do evento.
 
A idéia de promover o evento nasceu do ímpeto da coordenação do grupo em seguir a máxima de São João Paulo II sobre a relação entre a fé e a razão. “Razão e fé são partes do ser humano que não necessariamente precisam excluir uma a outra; mas que juntas, elevam o homem ao seu patamar máximo. A partir desta perspectiva, surgiu a idéia de promover um evento que abrangesse isto. Dai o nome do evento: Fé e Razão”, explica o coordenador.
 
Serviço
 
I Simpósio Fé e Razão
Data: 25 de novembro de 2018
Horário: 8h às 18h
Inscrições: online até o dia 17/11
Local: Centro Social de Fátima – CEFAT
Travessa Antônio Baena, 155
Carga Horária: 10h
Confira programação completa aqui.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade