DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/11/2018
- Diminuir + Aumentar

Imagem e Relíquia de São Francisco de Assis visitam a capital paraense

Foto: Divulgação.
A Imagem e a Relíquia de São Francisco de Assis visitam a cidade de Belém a partir deste sábado, dia 10. A peregrinação iniciará pela Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos), localizada no bairro de São Braz, com uma programação especial, e visitará outros locais até o dia 27 de novembro, quando encerra a estadia na capital paraense.
 
A peregrinação é de um oratório com dois objetos sagrados: a imagem de São Francisco de Assis, presente da Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia de Primeira Classificação: um fragmento de osso (parte do fêmur), ofertado pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais. A palavra relíquia é originada do latim reliquiae e significa resto. As relíquias são partes do corpo de um santo ou objetos que foram usados por eles ou que estiveram em contato com estes. Tanto a imagem quanto a relíquia vieram de Assis, na Itália.
 
Os objetos estão previstos para chegar à Paróquia, por volta de 18h e serão recebidos com uma programação especial com celebração eucarística, exposição e visitação ao público.  No domingo, 11, haverá Santa Missa e exposição, às 6h30 e às 7h30. A partir das 8h30, a Relíquia será trasladada para a Sede da Ordem Franciscana Secular, na Casa Santa Clara, localizada no bairro do Guamá, e às 15h acontecerá Adoração e Exposição.
 
Ainda no bairro do Guamá, a Relíquia é acolhida no Asilo Casa Pão de Santo Antônio, com celebração eucarística, presidida pelo cônego Vladian Alves e exposição e às 20h retorna para a Igreja Matriz. A visita a Paróquia segue até dia 12 com missas e peregrinações.
 
De acordo com o cronograma de visitas, a imagem e a Relíquia devem passar por hospitais, escolas, paróquias, comunidades, Prefeitura de Belém e Cúria Metropolitana.
 
A visita a Belém é ocasionada pela programação Jubilosa dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular, que iniciou em São Paulo em setembro de 2015 e terminará somente em 2021, Ano Jubilar das oito décadas da Ordem. O objetivo é visitar todas as fraternidades de todos os estados do Brasil. 
 
Para Glória de Sousa, da Ordem Franciscana Secular (OFS), em Belém, a peregrinação é um momento único e oportuno. “Espero que a visita faça florescer o carisma franciscano e o ardor missionário”, destaca. Ela acredita ainda que a ocasião também seja importante para que as pessoas conheçam o carisma de São Francisco de Assis.
 
No Estado do Pará, a peregrinação começou desde agosto de 2018 e já passou pelos municípios de Marabá, Bréu Branco, Tucuruí, Abaetetuba, São João de Pirabas, Castanhal, Capanema, São Jorge do Prata e Vigia, além da cidade de Macapá, no Estado do Amapá. Antes de seguir para Belém, no dia 10, a peregrinação passa pelo distrito de Icoaraci.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade