DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/11/2018
- Diminuir + Aumentar

Paróquias da Arquidiocese realizam Semana Missionária

Foto: Reprodução Google.
 
Paróquias da Arquidiocese de Belém promovem a Semana Missionária Arquidiocesana, no período de 18 a 25 de novembro. É uma atividade que segue a orientação do Plano de Pastoral da Arquidiocese de Belém, com base no eixo da Missionaridade e com suporte da cartilha “Semana Missionária – Igreja em Saída”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em virtude do Ano do Laicato.
 
A Semana Missionária é uma das ações que contemplam o Eixo da Missionaridade. O objetivo é mobilizar todas as forças vivas das paróquias, como as pastorais, grupos de oração, serviços e movimentos para que todos se envolvam e trabalhem em unidade para reavivar a missão.
 
Em agosto deste ano ocorreu um encontro com a participação de párocos, vigários episcopais e membros das paróquias da Arquidiocese para um momento de formação sobre a Semana.
 
Plano de Pastoral da Arquidiocese de Belém
 
Documento elaborado pela Arquidiocese de Belém para orientar as ações das suas paróquias. Ele é divido em seis eixos que refletem sobre os seguintes temas: Missionaridade, Pastoral, Formação, Testemunho Profético, Experiência de Espiritualidade e Comunicação a serviço da Missão.  
 
O plano foi criado a partir da Assembléia Arquidiocesana de Pastoral, em 2017, com vigência até 2019, quando haverá o I Sínodo de Belém.
 
Seis comissões foram criadas para cada eixo do Plano Pastoral. A comissão do eixo “Missionariedade: Características da Missão” é formada pelo padre Paulo Cruz, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Distrito Industrial, em Ananindeua.
 
Programação
 
Paróquia Santíssima Trindade
 
A Paróquia da Santíssima Trindade realiza sua programação na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Campina, com o tema “Paróquia em missão, Igreja em saída” e terão missas, ações pastorais, partilhas, formações, visitas às residências e adoração ao Santíssimo Sacramento.
 
A abertura acontecerá no dia 18, com celebração eucarística na Igreja da Trindade e procissão com a comunidade paroquial até a Praça do Rosário, na Campina. Nos dias 19 e 20, às 19h, serão realizadas formações sobre os temas “Como ser um missionário” e “A Igreja em saída, a serviço dos irmãos”, na Igreja do Rosário, na Rua Padre Prudêncio.
 
O encerramento ocorre no dia 25, com Santa Missa, na Igreja do Rosário com benção de pães e ao final serão distribuídos para a comunidade na Praça do Rosário. A partir das 16h inicia concentração para a caminhada até a Paróquia da Santíssima Trindade.
 
Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos)
 
A comunidade paroquial de São Francisco de Assis faz uma reflexão sobre o tema “Cristãos leigos e leigas sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” com uma várias atividades como celebrações, terços missionários e caminhada com a juventude. A missa de abertura inaugura as atividades a partir das 9h30, na Igreja Matriz. Confira a programação completa nas redes sociais da Paróquia.
 
Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial)
 
Com o tema “Igreja em Saída”, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Distrito Industrial realiza a Semana Missionária, entre os dias 18 e 25 de novembro.
 
Paróquia São Geraldo Magela
 
A Igreja Matriz da Paróquia São Geraldo Magela, localizada no conjunto Marex, em Val de Cans, promove o evento, no período de 18 a 25.
 
Paróquia São Benedito
 
Na Paróquia, a programação iniciará no dia 18, com a Missa de Abertura presidida pelo padre José Reinaldo Ferreira e envio dos missionários, que irão evangelizar durante a Semana. Também ocorrerão visitações as casas próximas a área da Igreja Matriz.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade