DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/11/2018
- Diminuir + Aumentar

Santa Luzia é celebrada em Marapanim

Foto: Reprodução Google.
 
A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré promove a festividade de Santa Luzia, na Vila de Matapiquara, em Marapanim, no Pará, no período de 30 de novembro a 13 de dezembro com o tema “Santa Luzia, ajudai-nos a viver nosso batismo”.
 
A abertura oficial da festa ocorre nesta sexta-feira, 30, com a bênção do Arco e a acolhida das imagens peregrinas dos bairros. No sábado, 1º de dezembro, haverá acolhida das imagens peregrinas das comunidades na Igreja Matriz e a partir das 19h começará a celebração da Palavra e em seguida, os fiéis realizam o traslado da Imagem de Santa Luzia até a Ermida, no bairro do Umarizal.
 
O domingo, 2 de dezembro, será dedicado ao Círio de Santa Luzia. A programação do dia inicia com santa missa, às 7h30, e em seguida inicia a procissão acompanhada pela banda de música Perseverança e o Ministério de música de Matapiquara. A chegada da romaria acontecerá celebração eucarística presidida pelo padre Ederson Vieira, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Após a Santa Missa haverá venda de comidas típicas e apresentação de grupo de carimbo.
 
No dia 13 (quinta-feira) ocorre o Círio das Crianças e às 10h terá Santa Missa presidida pelo pároco com a participação da comunidade católica e dos devotos de Santa Luzia. A partir das 11h será promovido almoço comunitário com venda de comidas e bebidas típicas, leilões, bingos e entre outras atrações. Ainda neste dia será derrubado o mastro de Santa Luzia e o desfile das bonecas da festividade com sorteio de bingo, prêmios e apresentação de carimbo e no encerramento dos festejos terá queima de fogos.
 
Antes da festa
 
Antecedendo a programação festiva, no dia 11 de novembro, foi realizado o envio das imagens peregrinas para os bairros das comunidades para peregrinar até o início da festa. E no último domingo, 25, foi promovido o envio das imagens para as comunidades de Vila de Marudazinho, Vila de Nazaré do Fugido, Vila de Cristolância, Vila de Quadros e Cidade de Igarapé-Açu. E nesta quinta-feira, 29, será o levantamento do mastro de Santa Luzia, às 17h.
 
Serviço:
 
Festividade da Virgem Santa Luzia
Período: 30 de novembro a 13 de dezembro
Local: Vila de Matapiquara - Marapanim
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade