DATA DE PUBLICAÇÃO: 28/11/2018
- Diminuir + Aumentar

“Uma jovem mártir Luzia” é o tema da festividade de Santa Luzia 2018

Foto: Reprodução Facebook.
 
A Paróquia de Santa Luzia, localizada no bairro do Jurunas, em Belém, promove festividade em honra a sua padroeira com o tema “Uma jovem mártir Luzia” e com o lema “Vós sois o sal da terra e luz do mundo”, a partir do dia 1º até o dia 16 de dezembro.
 
O padre Paulo Falcão, pároco da Paróquia de Santa Luzia, explica a escolha do tema da festa 2018. “Falar da juventude é falar de esperança. Deus sempre depositou nos jovens esta confiança: Rei Davi, Maria, João Evangelista, e a jovem Luzia, que no terceiro século, mediante a uma Igreja perseguida, manteve a sua fé acima das ameaças dando a sua própria vida em defesa do seu amor incondicional a Jesus Cristo”, conclui.
 
A programação dos festejos ocorre com celebração eucarística, às 18h e em seguida a Caminhada de abertura da festividade e procissão do mastro, com saída da casa de um paroquiano, situada na Rua Caripunas. Na manhã do dia 2 (domingo) haverá festival do sorvete e venda de comidas típicas. Ainda neste dia, a paróquia recebe a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na celebração das 18h30. 
 
Durante a festividade, as santas missas e as novenas são realizadas às 19h, com exceção do dia 6 (quinta-feira), quando acontece a procissão das escolas, com novena e celebração eucarística presidida pelo cônego Gonçalo Vieira, pároco da Paróquia Santíssima Trindade, na Campina.
 
No domingo, 9, as crianças saúdam Santa Luzia com procissão, a partir das 7h, e celebração de santa missa na chegada da romaria, com presidência do padre Paulo Falcão.
 
No dia da Festa Litúrgica de Santa Luzia, dia 13 de dezembro, a programação se intensifica com missas nos seguintes horários: 6h, 9h, 12h, 15h, 17h, 18h e 20h. Ao término da celebração das 12h haverá bênção dos olhos. Na ocasião, terá café da manhã, lanche e almoço de Santa Luzia aos fiéis. 
 
Ainda no dia 13, a partir das 18h, os fiéis homenageiam a padroeira pelo bairro do Jurunas em uma procissão luminosa percorrendo as ruas Pariquis, Bernardo Sayão, Mundurucus, Bom Jardim, Timbiras, Bernardo Sayão, Caripunas, Breves e Pariquis.
 
A ocasião da festa também é um momento de reviver a história da Paróquia que comemora 40 anos de fundação.  No último domingo, 25, os paroquianos realizaram uma carreata para divulgação da festividade pelas ruas do bairro.
 
Serviço:
 
Festividade Santa Luzia 
Período: 1 a 16 de dezembro de 2018.
Local: Paróquia Santa Luzia
Rua dos Pariquis, 182 - Jurunas
Mais informações: acesse as redes sociais da Paróquia.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade