DATA DE PUBLICAÇÃO: 03/12/2018
- Diminuir + Aumentar

Religiosos da Comunidade Sementes do Verbo dão mais um passo na Vida Consagrada

Fotos: Alan Monteiro.
 
Na última sexta-feira, 30 de novembro, integrantes da Comunidade Sementes do Verbo deram mais um passo na Vida Consagrada durante a Cerimônia de Profissão de Votos e Consagração da Ordem das Virgens, realizada na Igreja da Transfiguração do Senhor, no Centro de Espiritualidade da Arquidiocese de Belém, na Casa Monte Tabor, localizada em Icoaraci, distrito de Belém.
 
O momento ocorreu durante a celebração da Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e concelebrada pelos padres Thiago Barros e Pedro Ribeiro, ambos da Comunidade, do cônego Cláudio Barradas, do padre Cláudio Aguiar, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e de sacerdotes da Arquidiocese de Belém.
 
Os membros da comunidade realizam um caminho de engajamento comunitário com várias etapas. Na ocasião da cerimônia, sete irmãos professaram os primeiros votos, sendo três irmãs e quatro irmãos, que receberam o Hábito Religioso da Comunidade Sementes do Verbo, momento conhecido como Tomada de Hábito. Quatro irmãs se consagraram a Ordem das Virgens Consagradas e sete irmãos professaram os votos temporários e três irmãs professaram os votos perpétuos. Os membros da comunidade e o casal Georges e Marie-Josette Bonneval, casal fundador da comunidade, participaram da cerimônia.
 
Cerimônia de Profissão de Votos e Consagração da Ordem das Virgens
 
Padre Thiago Barros, capelão e formador da Comunidade Sementes do Verbo, explica sobre o significado do momento. “Para Comunidade Sementes do Verbo isso representa muito, porque são aqueles irmãos que caminham na vida comum conosco, na vida de Comunidade Sementes do Verbo, mas que fizeram a escolha para a Vida Consagrada dentro da Comunidade. Na comunidade nos temos os consagrados, neles há também os irmãos que depois desejam ser sacerdotes; nos temos os casais e nos temos os jovens solteiros, leigos solteiros. Então, dentro dessa realidade dos consagrados é um momento de grande felicidade para nós, porque são vários irmãos que dão passos importantes nessa dimensão da vida consagrada”.
 
Na manhã seguinte, 1º de dezembro, foi realizada a Cerimônia de Engajamentos Comunitários de 86 membros.  Esta também aconteceu durante celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém e com a presença dos fundadores diácono Georges e Marie Josette. Todos os membros participaram da cerimônia, ou seja, independente do estado de vida, se é consagrado, se é padre, se é casado, se é leigo solteiro todos que precisam fazer etapas dentro da vida comunitária fizeram os seus engajamentos.
 
A Comunidade Sementes do Verbo faz parte do cenário das Comunidades Novas da Igreja Católica e abrange diversos estados de vida: irmãs e irmãos consagrados (entre eles, sacerdotes), casais e famílias missionárias e irmãs e irmãos celibatários. A Comunidade chegou à Belém, no ano de 2010, a pedido do Arcebispo de Belém.
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, ressalta a importância da Comunidade para o surgimento de novas vocações. “Deus sempre chama o apelo Dele na vida das pessoas, apelo a uma consagração a uma entrega radical por causa do Evangelho, Ele está chamando continuamente e a Comunidade Sementes do Verbo tem uma fecundidade de vocações impressionantes. Então, hoje, seminaristas que dão passos que recebem o seu Hábito, nós temos virgens que são consagradas que recebem essa consagração própria da Igreja, porque quando uma religiosa ou religioso fazem votos é a pessoa que está fazendo votos, a consagração virginal, é a Igreja é a Igreja que escolhe, é a Igreja que chama”.
 
As duas cerimônias são realizadas durante o Retiro Anual da Comunidade Sementes do Verbo, que este ano ocorreu no período de 25 de novembro a 2 de dezembro,  com o tema “Recebereis uma força do alto e sereis minhas testemunhas”,  na Casa Monte Tabor, no distrito de Icoaraci, em Belém. O evento reúne membros da comunidade de todo o Brasil, das casas de Portugal, Canadá, Bélgica e África e foi pregador por Dom Roberto Lopes, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e pelos fundadores diácono Georges e Marie Josette.
 
Cerimônia de Engajamentos Comunitários.
 
A Comunidade Sementes do Verbo
 
Foi fundada em 16 de julho de 2004 pelos franceses Georges e Marie-Josette Bonneval, em Palmas, no Tocantins. A Comunidade procura descobrir e valorizar as Sementes do Verbo escondidas nos corações e nas vidas humanas. Ela é chamada à dar a Palavra de Vida para fazer crescer em cada um, a dignidade e a vocação de filhos e filhas de Deus, discípulos de Cristo.
 
A Comunidade possui diversas casas de missão espalhadas pelo país e pelo mundo. No Brasil são oito casas: “Casa Mãe SdV” , “Sementinhas do Amor”, em Palmas, a Casa Monte Tabor, em Belém e a “Casa São Francisco Sales” e “Casa Santa Teresa” e “Maria, Mãe do Verbo”, no Rio de Janeiro. E recentemente duas novas casas de missão foram criadas em Manaus. 
Além do Brasil, há casas em mais quatro países: duas em Portugal, uma na Bélgica, uma no Canadá e uma na África.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade