DATA DE PUBLICAÇÃO: 18/12/2018
- Diminuir + Aumentar

Igreja São Sebastião, em Icoaraci, celebra 120 anos de criação

Foto: Luiz Estumano
 
A Igreja de São Sebastião, situada na Rua Siqueira Mendes, no distrito de Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém, está em festa para celebrar os 120 de sua criação. A Igreja organizou uma programação especial para comemorar a data com início nesta terça-feira, 18, com celebrações eucarísticas e atrações culturais.
 
Nesta terça-feira, 18, haverá celebração eucarística, às 19h, com a presidência do padre Agostinho Cruz, pároco da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, no mesmo distrito. Ao final da Santa Missa iniciará Arraial, no largo da Igreja.
 
Em mensagem aos fiéis, o padre Agostinho Cruz, pároco da Matriz São João Batista e Nossa Senhora das Graças, celebra o áureo momento da comunidade e da Paróquia e relembra mais de um século de história e devoção. “Mais de um século de bela história e devoção, acompanhando as mudanças sociais, políticas, culturais, econômicas e religiosas deste lugar tão abençoado por Deus. Por ocasião de data tão significa, queremos trazer na grata memória tantos quantos, ao longo do tempo, se dispuseram a manter e animar a vida devota nesta igreja dedicada ao glorioso mártir de Cristo, São Sebastião”. 
 
No dia 19, também terá Santa Missa, às 19h, seguida de arraial, no largo da Igreja. E no dia 20, dia de criação da Igreja, a celebração eucarística das 19h será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e ao término inicia o arraial.
 
Para o padre Agostinho Cruz, o momento é de grande alegria em celebrar os 120 da Igreja de São Sebastião. “É uma igreja que marca no tempo e na história a vida deste distrito e assim por diante da população e dos moradores que aqui residem”, conclui.
 
Igreja São Sebastião
 
A semente primária da Igreja São Sebastião foi alicerçada por volta da última metade do século XIX, em 1894 e construída com contribuição e esforço da comunidade católica do Pinheiro, por meio de comissões formada por senhoras devotas de São Sebastião, que esmolavam em favor da obra.
 
A construção se estendeu em torno de quatro anos e somente em 20 de dezembro de 1898, a Igreja foi inaugurada. O templo é o mais antigo do Distrito de Icoaraci, e está localizada na Rua Siqueira Mendes com a Travessa Pimenta Bueno. Por volta de 1899 a 1902, a Igreja passou a pertencer ao Bispado de Belém, sob a responsabilidade do vigário da Paróquia de Nazaré. Este pediu as irmãs de Caridade do Sagrado Coração de Jesus, que moravam na região de Pinheiro, fossem responsáveis pela conservação da Igreja.
 
A criação do templo provocou o fomento da vida cristã no entorno e no Distrito de Icoaraci. Em 2010, a Igreja precisou ser fechada para reparos estruturais devido as condições climáticas da região. Na ocasião, o Monsenhor Raimundo Possidônio, pároco na época, junto com o Conselho  Paroquial para Assuntos Econômicos (COPAE) e a comunidade católica local se empenharam para a conclusão dos reparos. 
 
A obra foi concluída em 2012, já sob os cuidados do padre Agostinho Cruz, pároco em São João Batista e Nossa Senhora das Graças até hoje. No dia 23 de junho de 2012,  ocorreu solene celebração de Dedicação da Igreja e Sagração do Altar presidida pelo Arcebispo de Belém.
 
A Igreja integra à Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, também localizada em Icoaraci. As celebrações eucarísticas ocorrem todos os domingos, às 10h.
 
Serviço:
 
120 anos de criação da Igreja São Sebastião
Período: 18 a 20 de dezembro
Local: Igreja São Sebastião
Rua Siqueira Mendes - Icoaraci
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade