DATA DE PUBLICAÇÃO: 08/01/2019
- Diminuir + Aumentar

Capital paraense recebe programação alusiva a Cabanagem

Foto: Secult - PA
 
A programação “Belém Cabana – Semana Comemorativa ao Movimento da Cabanagem” iniciou na capital paraense na última segunda-feira, 7, e segue até o próximo domingo, 13, em vários pontos da cidade. A programação é alusiva ao Movimento da Cabanagem, que ocorreu em Belém entre os anos de 1835 a 1840, e aos 403 anos de fundação da cidade.
 
Na última segunda-feira, 7, foi inaugurada iluminação especial do Memorial  da Cabanagem, situado no Entroncamento, em homenagem à memória dos Cabanos. O Memorial foi criado em 7 de janeiro de 1985 como um marco dos 150 anos do movimento cabano ocorrido na Província do Grão-Pará. O monumento abriga os restos mortais do cônego Batista Campos e dos cabanos Félix Clemente Malcher, Francisco Vinagre e Eduardo Angelim.
 
No dia 11 (sexta-feira), a partir das 19h, haverá o Sarau da Cabanagem, no Mercado de São Braz. Ainda neste dia, às 19h30, acontece o relançamento do livro “Cabanagem Poemas”, e do CD “Poemas da Cabanagem”, do professor Valdecir Palhares e a apresentação de um coral infanto-juvenil e espetáculo alusivo a Cabanagem.
 
No dia do aniversário de Belém, 12, a programação inicia às 10h, no Teatro Gasômetro, com apresentações. No Museu Histórico do Estado do Pará, no mesmo horário, será exibido durante o dia todo, o documentário “Cabanagem (20)”, além da realização da “Imersão Cabana”, que consiste em uma visita educativa ao acervo com materiais históricos sobre o movimento.
 
Ainda no dia 12, às 16h, haverá uma intervenção artística, e às 18h, na área externa do Museu, acontecerão vídeo mapping e intervenção cênica. Nos dias 12 e 13 (sábado e domingo), os museus do Círio, Arte Sacra, Presépio e do Estado do Pará funcionarão em um horário diferenciado: 9h às 17h.
 
A programação “Belém Cabana” tem o objetivo de reforçar a importância da valorização da memória e da história do Pará e é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará.
 
Serviço:
 
“Belém Cabana - Semana Comemorativa ao Movimento da Cabanagem”
Período: 7 a 13 de janeiro
Mais informações, acesse aqui.
 
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade