DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/01/2019
- Diminuir + Aumentar

Paróquias da Arquidiocese recebem novos párocos

Fotos: Divulgação.
 
O último final de semana (dias 5 e 6 de janeiro) foi marcado pela posse de novos párocos em duas paróquias da Arquidiocese de Belém.
 
No sábado, dia 5, o padre Edvaldo Andrade Amaral tomou posse na Igreja Matriz da Paróquia Santo Inácio de Loyola, localizada no bairro do Icuí Guajará, pertencente à Região Episcopal São Vicente de Paulo. A cerimônia foi presidida por Dom Irineu Roman, um dos Bispos Auxiliares de Belém e concelebrada pelo cônego Silvio Trindade e os padres Levi Joaquim de Oliveira, André Teles, Ivan Conceição e Benedito Lopes Campos, com o auxílio de diáconos.
 
Durante a cerimônia, o cônego Silvio Trindade fez a leitura da carta da provisão de pároco. Em seguida, o padre Edvaldo recebeu os paramentos litúrgicos e seguidamente realizou o juramento de fidelidade e recebeu as chaves da paróquia e do sacrário.
 
Ao final da celebração ocorreu um momento de confraternização entre o clero, que estava presente, a comunidade, autoridades parlamentares e fiéis de paróquias vizinhas que foram prestigiar a celebração.
Padre Edvaldo Andrade Amaral atuou como vigário paroquial na Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá. E é o sexto pároco empossado durante os 13 anos de existência da Paróquia Santo Inácio de Loyola.  Padre Edvaldo sucede o padre Evandro Fonseca, que permaneceu na Igreja Matriz durante sete anos.
 
Dom Antônio de Assis Ribeiro com o novo pároco e os celebrantes
 
Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe 
 
No último domingo, 6, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade Nova, acolheram o novo pároco, o padre Antônio Célio Martins, da Congregação  dos Missionários do Sangue de Cristo. A celebração solene foi presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, e concelebrada pelos padres Sílvio Trindade, Vigário Episcopal da Região São Vicente de Paulo e Arcelino Batista, provincial da Congregação dos Missionários do Sangue de Cristo, na Igreja Matriz.
 
A cerimônia se deu inicialmente com a leitura da provisão, o juramento do novo pároco e o recebimento das chaves da capela, sacrário, a concha para administração do sacramento do batismo e a estola roxa para o sacramento da confissão, tudo das mãos de Dom Antônio. Durante a homilia, o Bispo Auxiliar destacou os deveres do pároco e pediu a colaboração de toda a comunidade.
 
Paroquianos de Guadalupe prestigiam a posse do novo pároco
 
Ao término da celebração, foi realizado um café da manhã para os paroquianos, na praça, em frente à Igreja Matriz.
 
Nossa Senhora de Guadalupe é a primeira paróquia que Padre Antônio estará à frente, porém ele já conhece o funcionamento da mesma, porque passou por lá durante seu estágio pastoral, enquanto aguardava a ordenação diaconal. 
 
Para o sacerdote, a sua posse é um grande desafio: “Às vezes quando se assume uma paróquia, logo se pensa em obras e reformas, mas a minha preocupação principal será a evangelização através da formação. Minha perspectiva na paróquia será a de trabalhar a questão espiritual, estimulando a comunhão e a espiritualidade. Agradeço a Deus por esse encargo, à Arquidiocese pela confiança e na congregação e ao padre Raimundo pela fraternidade e apoio. Irei agora continuar a minha proposta como missionário que sou”. 
 
Padre Antônio Martins sucede o padre Raimundo Almeida, que permaneceu na paróquia por cinco anos e retira-se para cuidar da saúde.
 
O sacerdote Antônio Célio Martins é natural da comunidade Igarapé Grande, Vila que faz parte do município de Capitão Poço, no nordeste paraense. O padre iniciou seus estudos em Castanhal e depois ingressou no Seminário São Pio X. Em seguida, seguiu para a Casa Padre Frederico, localizada em Altamira, para estudar e ficou por um ano. Terminou seu curso de Teologia na Faculdade Católica Claretiana, em São Paulo. E em novembro de 2018 foi ordenado sacerdote por Dom Antônio de Assis Ribeiro, na Vila de Igarapé Grande. 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade