DATA DE PUBLICAÇÃO: 21/01/2019
- Diminuir + Aumentar

Celebração eucarística na área Missionária Canaã

Fotos: Luiz Estumano.
 
No último sábado, 19, ocorreu a primeira celebração eucarística na Comunidade Católica São Judas Tadeu, localizada na Área Missionária Canaã, no bairro Canaã, em Marituba, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e concelebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém e demais padres da Arquidiocese de Belém.
 
A Santa Missa aconteceu na Igreja recém erguida, o processo de construção levou cerca de dez meses e contou com o apoio de vários colaboradores, e os moradores da região estavam na expectativa para a primeira celebração.
 
“A nossa expectativa é a mil por hora. É só gratidão por tudo que está acontecendo na nossa comunidade no momento”, destaca Marcela Dias, coordenadora da Comunidade São Judas Tadeu. Para ela, é graça de Deus a presença da Arquidiocese e de Dom Antônio na região.
 
Fiés lotaram a Igreja para participar da Santa Missa.
 
A presença da Igreja Católica na região do Canaã é o resultado de um projeto de evangelização elaborado pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio. “Estamos celebrando a beleza da ação conjunta, da co-responsabilidade missionária. Eu creio que quanto mais nós desenvolvermos esse espírito de colaboração, de envolvimento, mais nós daremos passos novos na fundação de novas comunidades”, enfatizou o Bispo Auxiliar.
 
Na Área Missionária Canaã há seis comunidades: São Judas Tadeu, São Francisco, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe Rainha e São Benedito, que são auxiliadas por paróquias da Arquidiocese de Belém.  O Arcebispo de Belém destaca o trabalho feito na área e agradece o empenho de todos. “Nós estamos trabalhando muito nessas áreas missionárias e aqui é uma delas, de grande importância. Essas seis comunidades que já existem, paróquias de Belém e Ananindeua e toda a arquidiocese ajudando-os, envolvendo-se. Aqui, nós temos a alegria de celebrar essa missa hoje na Igreja de São Judas Tadeu”.
Igreja São Judas Tadeu ainda está no processo de construção.
 
A comunidade São Judas Tadeu é auxiliada pela Paróquia São Judas Tadeu, no bairro da Condor, em Belém, e o pároco, padre Rafael explica a importância deste projeto tanto para sua paróquia quanto para a área. “È uma conquista muito grande para nossa Arquidiocese e para essa área missionária, que ganha muito com a nossa presença e com a presença das paróquias. Nesta comunidade, pela qual nossa paróquia está acolhendo e acompanhando pastoralmente, para nós está sendo uma experiência positiva, nos tem ajudado a crescer mais no sentido da acolhida, do encontro aos irmãos necessitados e mais esquecidos”.
 
Para o padre Rafael, esse projeto de evangelização mostra que, de fato, a Igreja é realmente uma igreja em saída, que vai ao encontro dos mais necessitados.
 
Além da área missionária Canaã, a Igreja de Belém está realizando projetos de evangelização e criação de novas em outros pontos da cidade. Dom Alberto explica esse processo: “Agora nesse princípio de ano, uma nova área missionária no Murinim. Estamos implantando mais uma paróquia no Eduardo Angelim e daí por diante, outra no Benguí, porque nós queremos que a presença da Igreja chegue a todas as pessoas, porque todos têm direito ao Evangelho”.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade