DATA DE PUBLICAÇÃO: 22/01/2019
- Diminuir + Aumentar

“Retratos da Amazônia” reflete Sínodo para a região

Foto: Divulgação
 
Com o objetivo de promover o diálogo entre as universidades da Amazônia e as lideranças da Igreja Católica em torno do Sínodo da Amazônia, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Regional Norte 2) promove o evento “Retratos da Amazônia:  o acadêmico e o eclesial em diálogos”, no dias 28 e 29 de janeiro, no campus do Guamá, na Universidade Federal do Pará.
 
O evento reúne bispos, religiosos, professores e pesquisadores e contará com a presença de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e Vice- presidente da CNBB Norte 2; Dom Frei Bernardo Bahlmann, Bispo de Óbidos e presidente da CNBB Norte 2; Dom Erwin Krautler, Bispo Emérito do Xingu e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM Brasil); Dr. Felício Pontes, procurador da República e o professor doutor Emmanuel Tourinho, reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), e outros convidados eclesiais e do meio acadêmico.
 
A programação contará com debates, apresentações artístico-culturais e palestras com vários temas como a diversidade, o direito, identidade e sabedoria dos povos amazônicos e a presença da Igreja na Amazônia e a espiritualidade dos povos amazônidas. 
 
No dia 28 (segunda-feira), a programação começa às 9h com a mesa de abertura com a presença de autoridades eclesiásticas e acadêmicas e segue com debates e palestras. As atividades continuam no dia 29 com mais debates e palestras como “Memória histórica eclesial: a presença da Igreja Católica na Amazônia”, com Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, Vigário Geral da Arquidiocese de Belém.
 
“Retratos da Amazônia: o acadêmico e o eclesial em diálogos” é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Regional Norte 2) em parceria com a Arquidiocese de Belém, REPAM e UFPA e tem o apoio da Diocese de Cametá, Prelazia do Marajó, do Núcleo de Alto Estudos Amazônicos (NAEA) e dos campi da UFPA, em Cametá e Soure.
 
Sínodo 2019
 
O Sínodo para Amazônia foi convocado pelo Francisco em outubro do ano de 2017 para que toda a Igreja Católica do mundo dê um olhar especial para a região Pan-Amazônica. O evento ocorrerá no mês de outubro de 2019.
 
 
Serviço:
 
“Retratos da Amazônia: o acadêmico e o eclesial em diálogos”
Período: 28 e 29 de janeiro
Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPA – campus Guamá
Rua Augusto Corrêa, nº 1 - Guamá
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade