DATA DE PUBLICAÇÃO: 31/01/2019
- Diminuir + Aumentar

Paróquia Divina Misericórdia acolhe novo pároco

Foto: TV Nazaré
 
Neste domingo, 3 de fevereiro Arcebispo Metropolitano de Belém, o Padre Gelcimar Sousa Santos toma posse como novo pároco da Paróquia Divina Misericórdia, no Distrito de Icoaraci, em celebração eucarística presidida por Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares de Belém, às 9h30.
 
Padre Gelcimar será o quarto pároco da Paróquia Divina Misericórdia e acredita que o momento é um novo desafio e uma nova oportunidade. “Conhecer a realidade da qual Deus está me enviando através do nosso Bispo, Dom Alberto Taveira, na qual ele está me confiando essa missão”. Para ele, tomar posse também é viver o sonho de evangelização com os paroquianos, como explica: “Vou com o coração aberto para essa nova etapa e continuação do projeto de padre e de pastor”.
 
A Paróquia Divina Misericórdia está localizada na Avenida Augusto Montenegro, no distrito de Icoaraci. Foi criada em 11 de março de 2011e possui três setores com várias comunidades cada um e tinha como pároco, o padre Ulisses José Albuquerque de Campos.
 
O Setor Nossa Senhora do Carmo abriga as comunidades Santo Antônio, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No Setor Santa Luzia estão as comunidades Nossa Senhora de Nazaré, Santa Luzia, São José Operário e Santa Rita de Cássia e as comunidades Santíssima Trindade, Sagrada Família e Sagrado Coração fazem parte do Setor Sagrado Coração.
 
O futuro pároco da Divina Misericórdia espera dar continuidade ao trabalho que estava sendo realizado pelo padre Ulisses.  “É um novo desafio, um novo rebanho e continuar também o projeto que eles têm no coração que é a construção da Igreja Matriz, mas também continuar a vida pastoral, animando e reanimando o que já tem e aperfeiçoando aquilo que de fato o padre Ulisses fez magnificamente ao longo desse tempo”, conclui o sacerdote.
 
Padre Gelcimar Sousa Santos foi transferido da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro do Aurá, em Ananindeua, onde permaneceu como pároco aproximadamente oito anos. Esta foi sua primeira experiência como pároco e estava à frente desde sua ordenação sacerdotal. 
 
Durante o período em Nossa Senhora Auxiliadora, o sacerdote conseguiu realizar diversos trabalhos como a criação de pastorais, atividades com a juventude e o Círio de Nossa Senhora Auxiliadora. Padre Gelcimar lembra que todo o serviço realizado foi possível graças ao esforço coletivo e contínuo de todos e destaca o auxílio dos seminaristas. “Além da ajuda dos seminaristas das dioceses de Marabá, Cametá, Bragança e os providentinos, que incansavelmente com seus reitores me ajudaram bastante nas celebrações, em processos de formação e espiritualidade ao longo desses anos”. 
 
 
Caminhada sacerdotal
 
Gelcimar Sousa Santos é o primogênito de cinco filhos do casal Geoci Rodrigues Santos (in memorian) e Francisca de Fátima. Nasceu em 06 de julho de 1976, natural de Imperatriz, no Maranhão, com criação no município de Dom Eliseu, no nordeste do Estado do Pará.
 
Padre Gelcimar iniciou sua vida de Igreja em Dom Eliseu, na Diocese de Bragança, servindo em inúmeras pastorais com destaque para a Pastoral da Juventude e da Catequese. A partir daí, surgiram o anseio e o desejo para uma caminhada mais prfunda e assim se iniciou o acompanhamento vocacional e em janeiro de 1998, ingressou no Seminário Santo Alexandre, na cidade de Bragança.
 
Cerca de três a quatro anos conclui o curso de Filosofia no Instituto e após alguns anos saiu da Diocese de Bragança e ingressou no Instituto Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ligado à Arquidiocese de Belém, onde percorreu todo o itinerário da filosofia e teologia.
 
Em 24 de setembro foi ordenado diácono por Dom Orani João Tempesta, então Arcebispo Metropolitano de Belém, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, onde permaneceu como diácono. E no dia 26 de julho de 2008 ocorreu sua ordenação sacerdotal, pelo então Arcebispo de Belém. 
 
Após sua ordenação sacerdotal, Padre Gelcimar permaneceu vigário paroquial em Santa Teresinha do Menino Jesus, no Tenoné. E em 24 de maio de 2011 foi empossado pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, onde estava atualmente. O sacerdote lembra que durante toda sua trajetória, a sua família sempre foi o seu sustentáculo.
 
Atualmente, o padre também exerce funções na Arquidiocese de Belém: Conselheiro de duas equipes de Nossa Senhora, diretor espiritual da 3º etapa, diretor arquidiocesano, diretor do regional Pará/Amapá e voluntário da Fundação Nazaré de Comunicação.
 
Serviço:
 
Posse canônica do novo pároco da Paróquia Divina Misericórdia
Data: 03 de fevereiro de 2019 (domingo)
Horário: 9h30
Local: Paróquia Divina Misericórdia
Rodovia Augusto Montenegro, 1980 - Icoaraci
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade