DATA DE PUBLICAÇÃO: 15/02/2019
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém instala sua 90ª paróquia

Fotos: Reprodução Google e Luiz Estumano.
 
Neste domingo, 17, a Arquidiocese de Belém vive um momento festivo com a criação da sua 90ª paróquia, Santa Teresa de Calcutá, localizada no Conjunto Eduardo Angelim II, no Parque Guajará.
 
A instalação ocorrerá com celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, às 19h. A Paróquia Santa Teresa de Calcutá foi desmembrada da Paróquia Divina Misericórdia e as comunidades Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santo Antônio irão integrar a nova paróquia. Esta fará parte da Região Episcopal São João Batista. 
 
Santa Teresa de Calcutá
 
A nova paróquia da Arquidiocese de Belém terá o nome e padroeira Santa Teresa de Calcutá. Ela nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia. Filha de Nikola e Drana Bojaxhiu, ela foi batizada em 27 de agosto do mesmo ano com o nomede Agnes Gonxha Bojaxhiu. 
 
Desde pequena recebeu uma profunda formação religiosa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de responsabilidade de padres jesuítas, e aos 18 anos sentiu o chamado de se consagrar inteiramente a Deus.
No ano de 1950, Teresa de Calcutá fundou a Congregação das Missionárias da Caridade com um testemunho de alegria na caridade e dignidade da pessoa humana. Madre Teresa recebeu o Nobel da Paz, em 1979 e em 1997 faleceu com 97 anos.
 
Em 19 de outubro de 2003 foi realizada a Solenidade de Beatificação de Madre Teresa de Calcutá pelo então papa João Paulo II, em Roma. Após treze anos, em 4 de setembro de 2016, ocorreu a canonização de Madre Teresa de Calcutá, pelo Papa Francisco, em Santa Missa de Canonização, no Vaticano.
 
Padre Paulo João será o pároco em Santa Teresa de Calcutá.
 
Posse canônica Padre Paulo João Rodrigues
 
Na ocasião, o padre Paulo João Fernandes Rodrigues tomará posse como pároco da nova paróquia. O sacerdote foi ordenado no dia 6 de julho de 2018 e desde então estava como vigário paroquial da Paróquia Divina Misericórdia e agora assume a missão de acolher a área onde será instalada a nova paróquia.
 
A Arquidiocese de Belém planeja aumentar o número de templos católicos para que mais pessoas possam ser atendidas pela Igreja. ‘“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!’ (Lc 6, 20). Vivemos numa região com grandes desafios. Os que são socialmente pobres constituem a maior parte de nosso povo santo. Sem desprezar quem quer que seja, nossa Igreja quer incluir os que estão ou se sentem mais distantes e excluídos. Daí se entende a força missionária com a qual estamos implantando paróquias e áreas missionárias nos pontos mais desafiadores de nossa Arquidiocese” explica o Arcebispo de Belém.
 
A criação da Paróquia faz parte da programação do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos de Diocese que contará com celebrações, exposições, ordenações e publicações. No dia 22 de fevereiro, a Arquidiocese se reúne para celebrar a abertura do Ano Jubilar com uma programação especial, a partir das 17h, e com celebração eucarística presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, às 19h, na Arena Guilherme Paraense – Mangueirinho.
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade