DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/02/2019
- Diminuir + Aumentar

Comunidade Três Pastorinhos realiza festividade

Foto: Reprodução Facebook.
 
A Comunidade Três Pastorinhos pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Travessa Antônio Baena, em Belém, está realizando festividade em honra a São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto.
 
A festividade deste ano reflete o tema “Francisco e Jacinta Marto: Santos Pastorinhos, Modelo de Participação na Vida da Igreja”. A programação iniciou no dia 17 com Tríduo com recitação do Terço Mariano e Proclamação da Palavra até o dia 19(terça-feira).
 
Nesta quarta-feira, 20, às 6h, terá início a Recitação do Terço Mariano com a proclamação da Palavra. E às 17h, será realizada procissão com saída da Comunidade e percorrendo as seguintes ruas: Travessa Antônio Baena, Rua Diogo Móia, Travessa Três de Maio, Av. Marquês de Herval, Travessa Curuzu e Avenida Visconde de Inhaúma até a Comunidade Três Pastorinhos.
 
Após a chegada da procissão ocorrerá Santa Missa presidida por Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
 
Desde o dia 10 de fevereiro, a comunidade vem se preparando para a festividade com a missa de envio dos missionários para as peregrinações nas famílias.
 
São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto
 
São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto junto com Lúcia são os pastorinhos que presenciaram as aparições de Nossa Senhora de Fátima na Cova da Iria, em Portugal. 
 
Francisco Marto nasceu em 1908 e Jacinta em 1910. Ambos sempre estavam em companhia de sua prima Lúcia, que costumava falar sobre Jesus. Os três cuidavam de ovelhas, rezavam e brincavam juntos. 
 
No período de 13 de maio a 13 de outubro de 1917, a Virgem Maria apareceu para os três em várias ocasiões na Cova da Iria, em Portugal.  Em 23 de dezembro de 1918, Francisco e Jacinta ficaram doentes com uma epidemia de broncopneumonia. No dia 4 de abril de 1919, Francisco faleceu e Jacinta sofreu com a morte do seu irmão e mais tarde sua doença se agravou. Em 20 de fevereiro de 1920, após muitos sofrimentos, ela faleceu aos 10 anos de idade.
 
Os corpos de Francisco e Jacinta foram transladados para o Santuário de Fátima, em Portugal. Ao abrir o sepulcro de Francisco verificou-se que o rosário colocado em seu peito estava envolvido entre suas mãos e o corpo de Jacinta, após 15 anos, estava incorrupto.
 
No dia 13 de maio de 2000, o então Papa João Paulo II, em visita à Fátima, e beatificou Francisco e Jacinta, os mais jovens cristãos não mártires. E em 13 de maio de 2017, no Centenário das Aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, Papa Francisco canonizou os dois pastorinhos, as primeiras crianças não mártires santificadas pela Igreja. 
 
Serviço:
 
Festividade dos Santos Francisco e Jacinta Marto
Período: 17 a 20 de fevereiro
Local: Comunidade Três Pastorinhos
Trav. Antônio Baena, 528 - Fátima (Próximo ao Canal da Av. Visconde de Inhaúma)
Mais informações: acesse as redes sociais.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade