DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/02/2019
- Diminuir + Aumentar

Retiro do Clero ocorre no Monte Tabor

Foto: Luiz Estumano
 
 Na última segunda-feira, 25, teve início o Retiro do Clero Arquidiocesano para a primeira turma, na Casa de Retiros Monte Tabor, em Icoaraci. O retiro seguirá até a quinta-feira, dia 28 e conta com a presença dos Bispos Auxiliares de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Irineu Roman.
 
Durante o retiro os sacerdotes vivem momentos de deserto, momento mariano, adoração ao Santíssimo Sacramento, oração, missas, meditação e confissões, além de oração e aprofundamento com pregações de Dom José Luís Azcona Hermoso, OAR, Bispo Emérito do Marajó. Ele explica que suas orientações serão voltadas para a conversão e reavivamento.
 
Para o padre José Maria Ribeiro, pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, o retiro é uma oportunidade de esvaziamento de si mesmo e preenchimento de Deus. “É uma oportunidade pra que paremos para rezar, para olhar para dentro de nós mesmos como pastores responsáveis por um rebanho que o Senhor nos confiou. E parar significa sair da rotina, deixar as preocupações pastorais e administrativas por um tempo em stand by, quer dizer, nós precisamos nos reabastecer”.
 
O sacerdote ainda explica que o retiro possibilita a experiência do olhar interior e do reabastecimento. “O retiro é justamente essa parada, esse retirar, para nos voltarmos para dentro de nós e nos reabastecer para continuar dando o que Deus nos sugere àqueles que estão lá nas bases: nas nossas comunidades e nas nossas paróquias”, conclui padre José Maria.
 
O Retiro Anual do Clero integra o Calendário oficial da Arquidiocese de Belém e é realizado em duas etapas devido ao grande número de sacerdotes. Cônego Roberto Cavalli Júnior, responsável pela organização do retiro, explica que a divisão do retiro em duas turmas é importante para o desenvolvimento do evento. 
 
A primeira turma reúne cerca de 50 padres com pregações de Dom José Luís Azcona Hermoso, OAR, Bispo Emérito do Marajó. A segunda turma contará com a presença de Dom Antonio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
 
O Cônego ainda ressalta que o objetivo central do retiro é o reabastecimento do clero para o longo do ano. “A intenção do retiro é essa pararmos um pouco para vivermos um pouco mais a nossa espiritualidade, o nosso tempo de oração e reflexão principalmente a partir daquilo que o pregador vai propondo durante o retiro”.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade