DATA DE PUBLICAÇÃO: 11/03/2019
- Diminuir + Aumentar

Área Missionária São Clemente é instalada no bairro do Bengui

Fotos: Luiz Estumano.
 
No último domingo, 10, foi realizada a instalação da Área Missionária São Clemente, no bairro do Bengui. O momento ocorreu durante celebração eucarística presidida por Dom Irineu Roman, um dos Bispos Auxiliares.
 
A nova área missionária fazia parte da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e das comunidades São José Operário, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio, Jesus é Vida e Nossa Senhora do Carmo, que irão fazer parte da nova Área, ligada a Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.
 
Dom Irineu Roman explica que o passo inicial é a criação da área missionária e posteriormente a possibilidade de uma nova paróquia. “Tudo começa como área missionária, porque é preciso ampliar o número de comunidades. Fazer visita missionária de porta em porta, evangelizar, promover a dignidade e a vida deste povo e desta área, que é muito carente e aqui precisa da presença da igreja”. O Bispo Auxiliar ainda reforça que a chegada do novo administrador irá possibilitar a realização de um trabalho de crescimento, comunhão e participação de toda a igreja. 
 
Com a instalação da Área São Clemente a Arquidiocese de Belém passará a ter 91 paróquias, divididas em sete Regiões Episcopais, além de continuar e ampliar a sua missão evangelizadora, como explica Dom Irineu: “A Igreja tem que evangelizar, anunciar a Palavra de Deus. A palavra tem que chegar ao coração das pessoas, porque a palavra de Deus suscita a fé, faz crescer a fé e as pessoas precisam crer, se converter, fazer a experiência do encontro com Jesus Cristo vivo pela sua palavra e pelas celebrações, pelos cultos que nos vamos promover em todos os setores dessa área missionária”.
 
Padre Paulo Cruz é o administrador paroquial da Área São Clemente.
 
O Bispo Auxiliar ainda destaca que além da promoção evangelizadora, a presença da área missionária permitirá benefícios sociais, econômicos e culturais. 
 
Maria Silvia Monteiro Rodrigues, paroquiana de Nossa Senhora Rainha da Paz, não escondeu a felicidade em poder contar com a igreja mais perto. “É de grande importância, porque a nossa área aqui é uma área muito esquecida. Agora com a implantação da igreja vai melhorar muito pra nós e pro povo, que era um povo afastado de Deus, que pouco ia à Igreja, porque ficava distante. E com a implantação da igreja, eu acredito e creio em Deus que vai melhorar muito pra nossa comunidade, nosso bairro, aqui”, explicou.
 
A instalação da Área Missionária São Clemente faz parte da programação do Ano Jubilar dos 300 anos da Diocese de Belém do Pará.
 
Fiéis lotaram a capela para vivenciar o momento em unidade.
 
Na ocasião também foi realizada a posse do Padre Paulo Humberto Rodrigues Cruz como administrador da Área São Clemente. Para o sacerdote, a nova missão é acolhida de coração aberto e cheio de alegria para dar continuidade a missão evangelizadora. “É uma alegria estar no meio desse povo, onde esse povo está o padre também está junto pra levar adiante a missão e a evangelização”, ressaltou.
 
Padre Paulo Cruz explica que as primeiras iniciativas para a área missionária são organização e união. “Primeiro conhecer melhor a área e depois começar a organizar os círculos bíblicos, os grupos de oração e é assim que a gente chega até os lugares mais distantes”, concluiu.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade