DATA DE PUBLICAÇÃO: 18/03/2019
- Diminuir + Aumentar

Dia 20 de março é dedicado ao Movimento Terço dos Homens

Fotos: Júlio Grandi.
 
Dia 20 de março é a data dedicada, na esfera municipal, ao Movimento Arquidiocesano Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), fundado em 2006 e que busca resgatar a ação do homem na Igreja e conduzi-lo no caminho da fé.
 
O Dia Municipal do Terço dos Homens foi pela Lei nº 9284, de 20 de junho de 2017. Em 2019, o Movimento comemora a data pela segunda vez com uma sessão especial, na próxima quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Belém, localizada na Travessa Curuzu, no bairro do Marco.
 
A programação inicia às 8h com a oração do terço mariano. A partir das 9h começa a sessão com homenagens ao Movimento, relatos sobre sua trajetória até os dias atuais com a participação de pessoas envolvidas com o grupo.
 
Para Edmilson Viana, coordenador arquidiocesano do Movimento Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), a instituição deste dia foi uma grande alegria. “É uma felicidade para todos nós, porque torna-se uma aliança. E o que mais Deus quer é que façamos aliança com todo o povo de Deus”.
 
Edmilson Viana destaca que celebrar esta data pela segunda vez é a confirmação do trabalho realizado. “Eu como coordenador me sinto feliz, porque até nas autoridades nós conseguimos fazer essa aliança, que é com Deus através de Maria, que passa na frente”.
 
Parte da Coordenação Arquidiocesana com Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.
 
Para Rangel Lima, secretário do THMR, a criação da data é motivo de alegria e reconhecimento para todos que fazem parte do Movimento Terço dos Homens. “Esse dia veio para reconhecer o trabalho que estamos realizando”, concluiu.
 
O Movimento Terço dos Homens Mãe Rainha tem o objetivo de resgatar a ação do homem na Igreja, como apóstolo e gestor de um novo mundo, junto a Maria para alcançar o caminho da fé que leva a Jesus Cristo. Assim sendo uma prática construtiva nas vidas e nas famílias.
 
 Lima participa do Movimento há um ano e dez meses e  conta sua satisfação e alegria em fazer parte. “Transforma a nossa vida. O trabalho é muito interessante, há muito trabalho”, conta Rangel. O secretário ainda explica que além do calendário do grupo, eles ainda auxiliam em vários serviços da Arquidiocese de Belém como nas áreas missionárias no Canaã e na Terra Firme.
 
O Movimento está presente em 85 paróquias da Arquidiocese de Belém, como explica o coordenador, e continua caminhando para alcançar o objetivo principal: atuar em todas as paróquias e comunidades. Ele ainda ressalta a atuação do THMR nas áreas missionárias, como Canaã, onde há a Comunidade Mãe Rainha.
 
Movimento Arquidiocesano Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR)
 
O Movimento Arquidiocesano Terço dos Homens Mãe Rainha surgiu, na Região Norte do Brasil, em 20 de março de 2006, em Belém, na então comunidade São José, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, pelo leigo Antônio Fiock junto com mais 11 devotos. Eles receberam o apoio do padre José Ramos das Mercês, então reitor do Santuário da Rainha da Amazônia.
 
O Terço dos Homens Mãe Rainha tem a missão de resgatar, conquistar e valorizar o lado religioso do homem, por meio de Maria, levando-os a redescobrir a natureza e os valores de presença e influência no mundo.  O movimento visa ser um aliado da Igreja Católica no trabalho de valorização da instituição família, como braço auxiliar da Pastoral Familiar.
 
Atualmente, o Movimento reúne cerca de cinco mil homens distribuídos nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém onde há Terço dos Homens. 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade