DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/03/2019
- Diminuir + Aumentar

Ordenação Presbiteral marcou o aniversário de posse de Dom Alberto na Arquidiocese de Belém

Fotos: Luiz Estumano.
 
 Na última segunda-feira, 25, a quadra da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, localizada no Conjunto Satélite, no bairro do Coqueiro, estava lotada de fiéis para celebrar os nove anos de Dom Alberto Taveira Corrêa à frente da Arquidiocese de Belém e para participar da ordenação presbiteral do diácono permanente Humberto Paiva Brito, primeiro viúvo a ser ordenado padre na Arquidiocese de Belém.
 
A celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém e concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Irineu Roman, e demais padres da Arquidiocese também foi ocasião da Abertura da Semana Missionária na Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus. Esta faz parte da programação comemorativa dos 300 anos da Diocese de Belém do Pará.
 
O Arcebispo de Belém iniciou a homilia com as palavras de Papa Francisco na Exortação Apostólica “Christus vivit” – “Cristo Vive” e fez um convite de reflexão aos jovens e, em especial, ao futuro sacerdote. Dom Alberto refletiu sobre a Solenidade da Anunciação do Senhor com as palavras do Santo Padre aos jovens. 
 
Por fim, o Arcebispo lembrou do terceiro centenário da Diocese “atual a nossa Igreja na juventude perene de seus trezentos anos de criação como Diocese de Belém do Grão Pará, madura e ao mesmo tempo aberta para as novidades de Deus, que não se repete, mas sempre oferece apelos novos e cada vez mais fortes”. E também destacou toda a missão realizada na Igreja de Belém.
 
 Humberto Brito Paiva é o mais novo sacerdote da Igreja de Belém.
 
Após a homilia Dom Alberto presidiu o rito de ordenação prebisteral. O diácono Humberto recebeu a estola e a casula de suas filhas. Para elas, o momento era de alegria e gratidão. “Foi uma alegria muito grande, porque o chamado ao serviço é uma grande benção, porque a Igreja realmente precisa desses trabalhadores”, ressaltou Adreia Brito.
 
A filha Adrileia Brito conta que o pai recebeu o apoio de toda a família. “Apoiamos muito até porque nossa família vem de uma caminhada dentro da Igreja e ai a gente jamais ficaria contra uma decisão dessa maravilhosa. E para Andreia, a ordenação do pai é uma renovação para todos: “Vem trazer um renovo, não só pra nossa família. É um júbilo para o nosso coração”.
 
 O clero da Arquidiocese de Belém esteve presente na celebração.
 
Dom Alberto Taveira Corrêa celebra o momento festivo da Igreja de Belém. “É solenidade da Anunciação do Senhor, é o mistério da encarnação do Verbo de Deus, é festa grande. E para nós, na Arquidiocese, são nove anos da minha posse. Nós queremos dar graças a Deus, porque foram tantas coisas boas, muito mais do que os problemas e as dificuldades foram as coisas boas. Então hoje essa ordenação inusitada, porque o que foi feito diácono permanente ficou viúvo, e a própria esposa o estimulou antes de morrer e o que ele fez com muita alegria. E nós acolhemos no nosso conselho presbiteral e, hoje, ele é ordenado padre”.
 
O Arcebispo também explicou a escolha da data para ordenação do diácono Humberto. “A data da ordenação foi escolhida por causa do aniversário da minha posse e justamente por causa da anunciação do Senhor, uma solenidade grande e mesmo no ambiente quaresmal é festa para nós”, concluiu Dom Alberto.
 
 O diácono Humberto Brito, antes do início da celebração, tentou expressar um pouco do que estava vivendo. “Creio que estou dizendo um sim para um sonho de Deus, que dentro do meu coração passou a ser um sonho e hoje esse sonho vai se realizar. O sonho de Deus, que me chamou e eu senti a chamada no coração. Tô muito feliz assim como as minhas filhas estão felizes também e a minha família, que recebeu essa tomada de decisão com o coração muito aberto“, concluiu. 
 
Agora, o padre Humberto Paiva Brito irá atuar como vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio de Paduá, localizada no bairro do Coqueiro, ainda esse mês.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade