DATA DE PUBLICAÇÃO: 03/04/2019
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém nos preparativos para a Semana Santa 2019

Foto: Luiz Estumano
 
A Igreja está vivendo a Quaresma, tempo litúrgico de oração, jejum e caridade, em preparação para a Páscoa do Senhor, que este ano acontecerá no dia 21 de abril. A Arquidiocese de Belém já está nos preparativos para a Semana Santa 2019 e informa a programação da Catedral Metropolitana de Belém, localizada no bairro da Cidade Velha.
 
A programação inicia no Domingo de Ramos, dia 14, com a bênção dos Ramos, às 8h30, na Igreja de Santo Alexandre seguida de procissão até a Catedral de Belém, além de celebrações nos horários de 17h e 19h. A partir da segunda-feira, 15, iniciam os mutirões de confissões até a quarta-feira, 17, no horário de 16h às 19h.
 
Entre os dias 15 e 17 as missas serão realizadas às 19h. No dia 17 (quarta-feira), após a Santa Missa, haverá a Procissão da Fuga do Senhor, traslado do Senhor dos Passos até a Basílica Santuário de Nazaré, na Avenida Nazaré.
 
Na quinta-feira santa, dia 18, terá a Missa do Crisma, às 8h, com a bênção dos santos óleos e renovação das promessas sacerdotais. A programação deste dia continua, às 18h, com a Missa da Ceia do Senhor com cerimônia do lava pés.
 
Após a Missa da Ceia do Senhor, a partir das 20h, inicia a Adoração ao Santíssimo Sacramento com a participação de vários movimentos até 00h. No horário de 20h às 21h, o Apostolado da Oração e a Legião de Maria conduzem o momento. De 21h às 22h, a Liturgia e os Setores Missionários da Paróquia assumem a frente das orações e no último horário, 23h às 00h, será o momento das novas comunidades e do grupo jovem.
 
Às 7h da sexta-feira santa, a imagem do Senhor dos Passos sai, em procissão, da Basílica de Nazaré até a Igreja das Mercês. E às 8h, a imagem de Nossa Senhora das Dores sai, em procissão, da Igreja de São João Batista até a Igreja das Mercês, onde ocorrerá o encontro das duas imagens, fazendo memória do encontro de Maria com seu filho Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário. Em frente à Igreja das Mercês, o padre Ivan da Silva Conceição, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, realiza o Sermão do Encontro. Ao final, as imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores seguem até a Catedral de Belém.
 
Ainda na sexta-feira, às 12h, ocorre o Sermão das Sete Palavras nas três horas da Agonia, realizado na Capela do Colégio Pão de Santo Antônio, no bairro da Campina, com a pregação do padre Moisés do Socorro Lima de Matos, pároco da Paróquia Santa Maria Goretti, no bairro do Guamá.
 
Às 17h da sexta-feira santa haverá a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor com a leitura da Paixão do Senhor, Oração Universal, Adoração da Cruz e Sagrada Comunhão. E a partir das 18h30, Frei Edilson Rocha da Silva, OFM, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, profere o sermão do Descendimento da Cruz.
Encerrando a programação da sexta-feira, às 19h, ocorre a procissão do Senhor Morto pelas ruas da Cidade Velha com saída e chegada na Catedral Metropolitana. 
 
No dia 20 (sábado santo), às 21h, haverá a Vigília de Páscoa com a bênção do fogo novo, anúncio pascal, bênção da água batismal e renovação das promessas batismais. Recomenda-se que os fiéis levem uma vela com protetor.
 
No dia 21 é celebrada a Páscoa do Senhor com celebrações eucarísticas às 7h, 9h, 17h e às 19h com procissão do Senhor Ressuscitado. Ainda no domingo, às 10h, terá batismo solene e às 18h, II Vésperas Solene.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade