DATA DE PUBLICAÇÃO: 15/04/2019
- Diminuir + Aumentar

Programação Semana Santa 2019

Foto: Luiz Estumano
 

No último domingo, 14, foi realizada bênção, procissão e missa de Ramos, na Catedral Metropolitana de Belém. O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, momento de vivência do memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Os mutirões de confissões seguem até a quarta-feira, 17, em várias paróquias da Arquidiocese. Clique aqui e veja os dias e horários.


Durante esta semana várias celebrações e momentos de reflexão serão realizados. Confira a seguir os eventos e os horários.


Quarta-feira Santa (17 de abril)
Santa Missa: 19h – presidida pelo padre João Paulo Dantas (Vigário da Catedral) , Catedral Metropolitana de Belém.


Após celebração eucarística ocorre o Traslado da Imagem do Senhor dos Passos (procissão da fuga do Senhor) até a Basílica Santuário de Nazaré.


Quinta- feira Santa (18 de abril)
Missa do Crisma (Santos Óleos): 8h - Catedral Metropolitana de Belém.

Na missa do Crisma é realizada a  renovação das promessas sacerdotais dos sacerdotes diante do Arcebispo. Na ocasião também ocorre a bênção dos óleos dos catecúmenos,  dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. Esses óleos serão utilizados nas paróquias para os sacramentos do batismo, crisma, ordem e unção dos enfermos

.
Missa da Ceia do Senhor (Lava pés): 18h – presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa (Arcebispo Metropolitano de Belém)


A Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do lava pés faz memória do gesto de Jesus durante a última ceia, quando Ele lavou os pés dos discípulos e celebra a instituição da Eucaristia.


Os bispos auxiliares Dom Irineu Roman preside Santa Missa, às 19h, na Paróquia Menino Deus. E Dom Antônio de Assis Ribeiro, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Nas outras paróquias da Arquidiocese as missas serão presididas pelos seus respectivos párocos de acordo com a sua programação.


Sexta-feira Santa (19 de abril)


A partir das 7h inicia a saída da procissão com a Imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário. Às 8h começa a saída da procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja de São João Batista, na Cidade Velha. As duas imagens se encontram em frente à Igreja das Mercês para o Sermão do Encontro, por volta das 10h. Após o sermão as imagens seguem para  Catedral de Belém.


Este ano, o Sermão do Encontro será proferido pelo padre Ivan da Silva Conceição, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. O sacerdote é natural de Castanhal, no Estado do Pará, e foi ordenado em 19 de junho de 2010, sendo vigário na Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório. Pároco em Nossa Senhora do Amparo desde 2015 e também é Juiz Adjunto no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Belém.


Sermão das 7 Palavras inicia, tradicionalmente, às 12h, na Capela do Colégio Santo Antônio, localizado na Avenida Assis de Vasconcelos. Em 2019 o Sermão completa 140 anos.


Este ano o Sermão será conduzido pelo padre Moisés do Socorro Lima de Matos, pároco na Paróquia Santa Maria Goretti. Ele foi ordenado em 03 de julho de 2016 e no mesmo ano tornou-se vigário no Santuário de Fátima. Desde 2017 o sacerdote atua como pároco em Santa Maria Goretti e integra o Conselho Presbiteral.

Paixão e Morte de Nosso Senhor: 17h – presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa e Dom Irineu Roman - Catedral Metropolitana de Belém.


Nas demais paróquias iniciam-se às 15h (algumas com oração do terço e via sacra). Dom Antônio preside, às 15h, na Comunidade São Francisco, no Canaã.


O sermão do Descendimento da Cruz ocorre após a Ação Litúrgica, também na Catedral. Este ano será proferido pelo frei Edilson Rocha da Silva, pároco da Paróquia Santo Antônio de Lisboa. Após o sermão haverá a procissão do Senhor Morto. O frei Edilson Rocha da Silva possui 33 anos de ordenação sacerdotal e é membro da Ordem dos Frades Menores.


Sábado Santo (20 de abril)
Vigília Pascal: 21h – presidência de Dom Alberto – Catedral Metropolitana de Belém.

A Vigília de Páscoa é composta por quatro partes: liturgia do fogo, liturgia da palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística. Nesta celebração é feito o Anúncio de Páscoa, a Ressurreição de Nosso Senhor.
Dom Antônio de Assis Ribeiro preside, às 19h, na Comunidade São Francisco, no Canaã. E Dom Irineu na Paróquia Santo Antônio de Pádua, às 19h.


As celebrações ocorrem nas demais paróquias da Arquidiocese de acordo com suas programações próprias.


Domingo da Páscoa (21 de abril)

A Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo é o centro do calendário litúrgico para a Igreja Católica, todas as celebrações do ano são voltadas e agendadas durante o ano a partir da data desta festa. Celebrar a Páscoa é reviver o Memorial da Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.


O Arcebispo de Belém presidirá Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, às 18h30. Dom Irineu estará na Ilha do Baixo Acará, junto com a pastoral da Ilhas, às 9h. E às 18h na Paróquia Jesus Ressuscitado. Dom Antônio presidirá na Comunidade São Judas Tadeu, no Canaã, às 9h.

As celebrações de Páscoa acontecem nas paróquias conforme o horário de cada uma.

 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade