DATA DE PUBLICAÇÃO: 17/04/2019
- Diminuir + Aumentar

Programação Quinta-Feira Santa

Foto: Luiz Estumano
 

Amanhã, 18 de abril, a programação da Semana Santa inicia às 8h, com a Missa do Crisma, na Catedral Metropolitana de Belém, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano e concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro e todo o clero arquidiocesano.


Na celebração do Crisma ocorrem dois momentos importantes: a renovação dos compromisso sacerdotais e bênção dos Santos Óleos. Na ocasião, os presbíteros reafirmam, perante o Arcebispo e a assembléia, os seus compromissos sacerdotais e o povo professa o compromisso de rezar pelo seu pastor.


Ainda na celebração há a bênção dos Santos Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e a consagração do Óleo do Santo Crisma. Todos esses óleos serão usados  em todas as paróquias da Arquidiocese durante o ano litúrgico para os sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.


O Óleo dos Catecúmenos são destinados aos que serão batizados, primeiro sacramento da vida cristã. O Óleo dos Enfermos destina-se para os enfermos e necessitados de saúde. O uso dele traz conforta e a força do Espírito Santo para o doente no momento de sofrimento.


O Óleo do Santo Crisma é voltado para os Sacramentos da Crisma e da Ordem, bem como na unção do batismo, que unge-se na fronte; na Confirmação (Crisma) é o símbolo principal da consagração (também na fronte) e da Ordenação Episcopal (sobre a cabeça do novo bispo) e na Ordenação Sacerdotal (na palma das mãos do novo sacerdote).


Missa Ceia do Senhor


Ainda na quinta-feira, 18, ocorre a Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do Lava pés, às 18h, na Catedral Metropolitana de Belém, com a presidência do Arcebispo de Belém.


A celebração da Ceia do Senhor relembra três acontecimentos: instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio Ministerial e o Mandamento do Amor chamado Tríduo Pascal. Jesus Cristo em sua última Ceia, na noite em que foi traído, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies de pão e de vinho (Instituição da Eucaristia) e as deu aos apóstolos como alimento e mandou aos seus sucessores no sacerdócio fazerem disso a oferta, dizendo “Fazei isso em memória de mim” (Instituição do Sacerdócio Ministerial).


Nesta mesma noite em todas as Igrejas do mundo é retirado de dentro do sacrário a hóstia consagrada, o corpo de Cristo, e é posto em um local digno fora das Igrejas e capelas, e permanece lá até o sábado santo. O ato de se deixar o sacrário vazio dentro das Igrejas recorda-nos o momento que nos é retirado Nosso Senhor Jesus Cristo para ser entregue a morte, e depois colocado no sepulcro.


Ainda na celebração é recordado o momento em que Jesus, antes da instituição da eucaristia, lava os pés de seus discípulos, para que eles e seus sucessores, depois fizessem o mesmo. É o símbolo do amor que Jesus nos amou, gesto de humildade e serviço ao próximo (Mandamento de Amor).


A Missa da Ceia do Senhor também acontece em todas as paróquias da Arquidiocese. Confira os horários:


Catedral da Sé: 18h


Basílica de Nazaré: 19h


Arcanjo São Miguel: 19h30


São Francisco Xavier: 19h


Sant’Ana da Campina: 17h30


Nossa Senhora Aparecida: 18h30


Nossa Senhora da Conceição (Cidade Velha): 19h


Nossa Senhora das Graças: 19h


Santíssimo Sacramento: 18h30


Santa Edwiges: 19h


Divina Misericórdia: 19h


Bom Pastor: 19h


Capela de Nossa Senhora de Loreto (Almirante Barroso): 19h


Jesus Bom Samaritano: 20h


Santo Antônio do Tucunduba: 19h30


São Miguel Arcanjo: 19h


Santa Bárbara: 19h30


São Raimundo Nonato: 19h


Menino Deus: 19h


Nossa Senhora do Bom Remédio: 19h


Santa Teresinha do Menino Jesus (Jurunas): 19h


São João Batista e Nossa Senhora das Graças: 19h


Nossa Senhora do Amparo: 19h


Nossa Senhora do Ó: 18h30


São Pedro e São Paulo: 19h


Nossa Senhora Rainha da Paz: 19h (Espaço Pastoral Pe. João Derickx –Jambeirão)


Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial): 19h


Santa Paula Frassinetti: 19h


Santíssimo Redentor: 19h30


Imaculada Conceição (Castanheira): 19h


Capela Santo Amaro e Nossa Senhora dos Navegantes: 19h
 

Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo: 20h
 

Santa Cruz: 18h30


Nossa Senhora Mãe da Divina Providência: 19h
 

Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro): 19h
 

São Sebastião: 19h
 

Santa Rosa de Lima: 19h

 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade