DATA DE PUBLICAÇÃO: 18/04/2019
- Diminuir + Aumentar

Sermão das 7 palavras completa 140 anos

Foto: Luiz Estumano
 

A programação da Sexta-feira Santa, dia 18, é intensa com procissões e celebrações. Após a procissão e Sermão do Encontro, às 12h inicia o Sermão das Sete Palavras, que será conduzido pelo padre Moisés do Socorro Lima de Matos, pároco da Paróquia Santa Maria Goretti, no bairro do Guamá.


O Sermão das 7 Palavras – Três Horas da Agonia consiste na meditação das sete últimas palavras proferidas por Jesus Cristo, quando suspenso na Cruz, em suas “Três Horas de Agonia. O título faz memórias as sete palavras que são as seguintes: 1."Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lc 23, 34); 2."Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso" (Lc 23, 43); 3."Mulher, eis o teu filho. Eis a tua mãe" (Jo 19, 26-271); 4."Tenho sede" (Jo 19, 28);5."Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste?"(Mc 15,34); 6."Tudo está consumado"(Jo 19, 30); 7."Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23, 46).
A cada "Palavra" meditada se ilustra uma estrofe do belo cântico "Le Sette Ultime Parole di Nostro Signore SullaCroce”, de Giuseppe Saverio Raffaele Mercadante, entoado pelo Coral "Santa Cecilia”.


A cada ano um sacerdote da Arquidiocese é escolhido para proferir o Sermão. Em 2010, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém realizou a reflexão, em 2015 foi o Bispo Auxiliar Dom Irineu e em 2018 foi Dom Antônio de Assis Ribeiro, também Bispo Auxiliar de Belém.


O Início


Em 2019 o Sermão das 7 Palavras completa 140 anos. O primeiro realizado na Arquidiocese de Belém foi realizado em 10 de abril de 1879 sob a organização das Irmãs de Santa Doroteia da Frassineti (popularmente conhecidas como Irmãs Doroteia).


Na ocasião as religiosas entoavam cantos em italiano, com letras referentes às sete palavras meditadas.
Com o passar dos anos ocorrem algumas mudanças, porém, desde o início os fiéis continuam lotando a Capela do Santo Antônio para viver e refletir, de forma contrita, a agonia de Jesus na Cruz.

Serviço:


Sermão das 7 Palavras
Data: 19 de abril de 2019
Horário: 12h
Local: Capela do Colégio Santo Antônio

 

Ação Litúrgica da Paixão de Nosso Senhor


No final da tarde será realizada a Ação Litúrgica da Paixão de Nosso Senhor, às 17h, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo de Belém. E em seguida o Sermão do Descendimento da Cruz.

O momento é um convite de reflexão em que Jesus, já morto na cruz, é retirado e levado para o sepulcro, onde ficará até a Páscoa da Ressurreição. Este ano, o pregador será o Frei Edilson Rocha da Silva, OFM, pároco da Paróquia Santo Antônio de Lisboa.

 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade