DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/05/2019
- Diminuir + Aumentar

Homenagens a Santa Rita de Cássia iniciam em Belém

Foto: Luiz Estumano
 

Nesta segunda-feira, 13 de maio, inicia a festividade de Santa Rita de Cássia, na Paróquia São José de Queluz, localizada no bairro Canudos, com o tema “Contemplar na cruz a missão da Igreja”.


A programação da festa segue até o dia 21 com novena em honra a padroeira, sempre às 18h30. No dia 17 (sexta-feira) será realizado o tradicional jantar de Santa Rita com atrações musicais, a partir das 19h, na área coberta da Paróquia.


No dia 22 de maio, data dedicada à padroeira, as celebrações ocorrem em vários horários: 7h, 10h, 12h, 17h e 19h. A Santa Missa das 7h será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Ao final haverá procissão de Santa Rita ou a procissão das rosas pelas ruas do bairro do Canudos.  No dia 2 de abril de 2019, a Câmara Municipal de Belém aprovou a procissão como Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém.


O cortejo inicia na Igreja de São José de Queluz e percorre as ruas do bairro de Canudos e reúne fiéis de vários bairros de Belém e Região Metropolitana.  As ruas ganham cor com a imensidão de rosas vermelhas levadas pelos devotos.


No último dia 10 iniciou a visitação das imagens de Santa Rita pelos lares dos paroquianos. A peregrinação segue até o final do mês de maio com cerca de 70 dinamizadores percorrendo aproximadamente 300 casas.
No período de 18 a 22 também haverá programação cultural com apresentação de atrações musicais. Acesse as redes sociais da paróquia e confira mais informações.

Festividade de Santa Rita na Cidade Nova


Na Cidade Nova, os fiéis também homenageiam Santa Rita de Cássia com festividade promovida pela paróquia dedicada à padroeira com o tema “Nos 300 anos da Igreja de Belém, com Santa Rita, fazemos memória da identidade cristã e missão na Amazônia”.


A programação ocorre de 16 a 26 de maio com celebrações eucarísticas, terço mariano, procissão e novena. No dia 16, às 19h, haverá a Missa Solene de Abertura presidida pelo padre André Teles, pároco em Santa Rita de Cássia, concelebrada pelos vigários paroquiais Padre Romeu Ferreira e Glaucon Feitosa.


Durante a festividade terá oração do terço mariano, às 17h30 e Santa Missa, às 19h, com a presidência de padres convidados da Arquidiocese de Belém.


No domingo, 19 de maio, as crianças homenageiam Santa Rita com a procissão das rosas. A concentração da romaria será às 7h30, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (na Passagem Alegria s/n – Cidade Nova V). Na chegada terá Santa Missa com a presidência do padre André Teles.


A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita a Paróquia no dia 21 (terça-feira). A visitação inicia às 18h30 e às 19h ocorre celebração eucarística presidida pelo padre André.


No dia dedicado a Santa Rita de Cássia, dia 22, a programação litúrgica será extensa com missas solenes nos seguintes horários: 7h, 9h, 12h (com a presidência de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém), 14h, 16h e às 19h. Esta será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Em todas as celebrações haverá bênção das rosas.


A programação segue com celebrações às 19h, terço mariano, jornada eucarística com adoração. E no dia 25 (sábado) Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, preside Santa Missa às 19h.


O encerramento da festividade será no dia 26 (domingo) com celebração eucarística, às 7h, presidida pelo padre André Teles. Em seguida haverá a saída da procissão das rosas.


Ainda neste dia, às 19h, terá a missa solene de encerramento da festa com presidência do padre André Teles e concelebrada pelos vigários paroquiais padre Romeu Ferreira e padre Glaucon Feitosa.

Serviço:
Festividade Santa Rita de Cássia
Período: 13 a 22 de maio
Local: Paróquia São José de Queluz
Avenida Cipriano Santos, 311 – Canudos

Serviço:
Festividade Santa Rita de Cássia – Cidade Nova

Período: 16 a 26 de maio
Local: Paróquia Santa Rita de Cássia
Tv. We Trinta e Dois, 642 – Coqueiro
Mais informações: (91) 3273-3191

 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade